
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marin, Andreia Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Paulo Henrique Carneiro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Komarcheski, Rosemari | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26505 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26505 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Andreia Aparecida Marin | - |
| Descrição: dc.description | Co-Orientadora: Prof. Dr. Paulo Henrique Carneiro Marques | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/08/2011 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 121-128 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este é um trabalho sobre percepção ambiental, composto com narrativas como forma de dar visibilidade à percepção de ambientes aquáticos. Através das narrativas, com componentes autobiográficos, evidenciam-se relações topofílicas e sua força na forma como o mundo é percebido, vivido, experimentado cotidianamente. A escrita é apresentada em três momentos: no primeiro capítulo O mundo narrado, é feita uma breve apresentação sobre o tema das narrativas e de sua relação com a educação; em Do mundo... Percepções, são apresentadas as narrativas, orientadas pelos humores das águas, acompanhadas de breves considerações sobre seus significados para a leitura da percepção ambiental; no terceiro capítulo, Da escrivaninha... Diálogos, estão presentes algumas discussões sobre as percepções evidenciadas e a complexidade da interação do ser humano com o mundo vivido. | - |
| Descrição: dc.description | abstract: This is a work on environmental perception, compound with narratives as a way to give visibility to the perception of aquatic environments. Through narratives, with autobioraphical components, make sure topofílicas relations and its strength in the way the world is perceived, lived, experienced daily. The writing is presented in three moments: in the first chapter the world narrated, is made a brief presentation on the theme of the narrative and its relation to education; in the world ... Perceptions are presented as narratives, driven by the moods of the waters, accompanied by brief considerations on their meanings to the reading of environmental perception; the third chapter of the desk ... Dialogues, there are some discussions about the perceptions and highlighted the complexity of human interaction with the world lived. | - |
| Formato: dc.format | 129 f. : il. [algumas color.]. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e meio ambiente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Fluidez, humor das águas : narrativas, imaginário e percepção ambiental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: