A difusão da banda larga no Brasil como meio de acesso a informação

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Autor(es): dc.contributorShima, Walter Tadahiro, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Edilson Elezier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:05:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:05:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26502-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26502-
Descrição: dc.descriptionResumo: O desafio imposto à sociedade da informação é proporcionar a todos os indivíduos a manipulação da informação e do conhecimento através de uma grande vitrine, a Internet. A alavancagem desta vitrine é possível através da banda larga. A disponibilidade desta determina o grau de inserção do cidadão nesta sociedade e a sua velocidade passa a ser o balizador deste grau. Este estudo buscou entender o processo de sua difusão. Para entender isto, que é vital para o acesso a Internet de forma rápida, foi necessário entender a trajetória de evolução das telecomunicações no Brasil, verificar a dinâmica da estrutura e a movimentação dos players desse mercado. O estudo da trajetória de evolução das telecomunicações destacou o fenômeno de convergência midiática, onde os recursos da Internet têm proporcionado que a produção de conteúdos ocorra fora dos grandes meios de comunicação, por indivíduos não ligados a estes meios, ou seja, o fenômeno da democratização da produção desses conteúdos. No estudo da evolução as erações da telefonia móvel, o destaque foi à terceira geração de telefonia móvel (3G), visto que esta possibilita maior mobilidade e velocidade de transmissão de dados, além de acesso a aplicações multimídia através da Internet. Com relação à dinâmica da estrutura do mercado de telecomunicações, a análise comparativa da difusão da banda larga entre o Brasil e o mundo promovida pela ANATEL, buscou identificar os gargalos (alcance, preço e competição) que impedem a proliferação desta infraestrutura no País. Para tentar solucionar estes gargalos, em maio de 2010, o Governo Federal anunciou o Programa Nacional de Banda Larga, um programa para a universalização da banda larga no Brasil até 2014. A conclusão final deste trabalho, foi que a infraestrutura da banda larga no Brasil hoje é insuficiente, não atende a todas as regiões do País, seu preço é extremamente elevado em comparação a renda do povo brasileiro e ao resto do mundo e que a competição no mercado de telecomunicações não é forte o suficiente para estimular a sua alavancagem e promover a democratização da informação por este meio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectTelecomunicações-
Palavras-chave: dc.subjectTelefonia pela Internet-
Palavras-chave: dc.subjectTelefonia celular-
Título: dc.titleA difusão da banda larga no Brasil como meio de acesso a informação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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