Estratégias competitivas genéricas e estratégias do composto de marketing em instituições de ensino superior privadas de Foz do Iguaçu, Paraná : um estudo multicasos

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Autor(es): dc.contributorToaldo, Ana Maria Machado, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorSantos, Flávia Ferreira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:06:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:06:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26491-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26491-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Ana Maria Machado Toaldo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 28/04/2011-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tratou das estratégias competitivas genéricas e estratégias do composto de marketing em instituições de ensino superior privadas de Foz do Iguaçu – Paraná, tendo como objetivo analisar a congruência de tais estratégias nas instituições. O estudo proposto apresentou característica descritiva e qualitativa, visto que a natureza de análise dos dados se deu de forma indutiva. O método utilizado foi o estudo de caso, sendo pesquisadas três instituições de ensino superior privadas, caracterizando um estudo multicasos, onde os casos estudados se configuram como representantes amostrais de um universo de pesquisa. A escolha dos casos se deu de forma proposital, onde as IES pesquisadas deveriam ter sua formulação das estratégias na cidade sede da instituição. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas semi-estruturadas, realizadas com representantes da alta administração, diretores de marketing, coordenadores de curso de graduação e coordenadores de curso de pós-graduação, além um roteiro semi-estruturado utilizado na observação informal e também análise de documentos das instituições. Como resultado, a instituição Alfa teve sua estratégia genérica classificada como diferenciação, sendo congruente com suas estratégias do composto de marketing. A instituição Beta apresentou sua estratégia genérica baseada em diferenciação e liderança do custo total, simultaneamente, também apresentando congruência com suas estratégias do composto de marketing. Já a instituição Gama teve sua estratégia competitiva genérica classifica em enfoque, porém, sem congruência com as estratégias do composto de marketing, sendo sua estratégia, desta forma, (re) classificada como "meio-termo", segundo a metodologia Porter. Para qualquer organização é de extrema importância que suas estratégias competitivas estejam alinhadas á suas estratégias funcionais, caso contrario, suas estratégias estão fadadas ao fracasso.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study dealt with the generic competitive strategies and strategies of the marketing mix in private higher education institutions in Foz do Iguaçu - Paraná, aiming to analyze the consistency of such strategies in the institutions. The proposed study was qualitative approach, since the nature of analysis of data was done inductively. The method used was a case study, which surveyed three private higher education institutions, featuring a multiple cases study, where the cases studied are configured as a representative sample of research universe. The choice of cases was deliberated, since the IES should have created their strategies in the host city of the institution. The research instruments used were semi-structured interviews with managements, marketing directors, coordinators of graduate and postgraduate courses, a semi-structured research script used in the informal observation, besides the analysis of the documents of the institutions. As a result, the institution Alfa had its generic strategy classified as differentiation, what is congruent with its marketing mix. The institution Beta presented its generic strategy based on differentiation and cost leadership, also showing consistency with its marketing mix. Gama institution presented the focus strategy, however, with no consistency with the strategies of its marketing mix. As a result, the strategy was (re)classified as a "middle ground", following the method of Porter. For any organization is of utmost importance that their competitive strategies are aligned to their functional strategies, otherwise, their strategies are doomed to failure.-
Formato: dc.format141f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estrategico-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing - Universidades e faculdades-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleEstratégias competitivas genéricas e estratégias do composto de marketing em instituições de ensino superior privadas de Foz do Iguaçu, Paraná : um estudo multicasos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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