
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Perez Gil, Laura, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Paulo Roberto Nunes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26471 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26471 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Laura Pérez-Gil | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 12/11/2010 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 267-275 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Antropologia social | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertacao versa sobre o processo empreendido pelo povo kaxinawa no Acre, que consiste em tornar suas escolas diferenciadas, escolas Huni Ku. A pesquisa enfatiza o esforco indigena em reposicionar suas escolas a partir do lugar das relacoes que eles estabelecem intra e interetnicamente. O uso de sua autodenominacao foi compreendido a partir da producao de corpos (yura) implicada por uma filosofia e sociologia que os possibilitam a reflexao sobre as linhas de continuidade entre as experiencias individuais e corpos extensivos, as redes de parentesco, as separacoes e retornos de pessoas, do contato com os brancos ao mais interior da aldeia, bem como a concepcao kaxinawa de conhecimento. O percurso deste trabalho nos conduz a forma kaxinawa de familiarizacao de pessoas e constituicao de conceitos, neste caso de uma politica publica para educacao escolar indigena. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation examines the process undertaken by people kaxinawa in Acre, which is to make their schools differentiated schools Huni Ku.. The study emphasizes the indigenous effort in repositioning their schools from the place of the relationships they establish intra and inter-ethnically. The use of their auto-denomination was comprehended by the production of bodies (yura) implied by a philosophy and a sociology that allow a reflexion over the lines of continuity among the individual experiences and extensive bodies, the nets of kinship, the separation and the comeback of people, of the contact with white men deep within the village, as well as the kaxinawa conception of knowledge. The path of this study leads us to kaxinawa form familiarization of people and concept constitutions, in this case of a public policy of indigenous school education. | - |
| Formato: dc.format | 274f. : il. [algumas color.], maps., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Relações étnicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropologia social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índios - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas indígenas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropologia | - |
| Título: dc.title | Na remenda do céu com a terra escolas diferenciadas não são Huni Kui | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: