A gestão de pessoas por competências e seus impactos na gráfica e editora Posigraf S.A. em Curitiba - PR

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Autor(es): dc.contributorTakahashi, Adriana Roseli Wunsch-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorBronze, Ticiane Pfeiffer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:16:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:16:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26441-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Adriana Roseli Wunsch Takahashi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 2011-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls.150-156-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e analise organizacional-
Descrição: dc.descriptionResumo: O atual cenário competitivo requer das organizações o desenvolvimento de modernas e efetivas técnicas de gestão. A gestão de pessoas, especialmente, requer formatos e práticas organizacionais que respondam às demandas desse ambiente complexo e dinâmico. A gestão por competências aponta para uma esclarecedora estrutura conceitual capaz de fundamentar todas as práticas e decisões de gestão de pessoas. Esta pesquisa teve o propósito de identificar os eventos que conduziram a decisão de implantação do novo modelo de gestão de pessoas, bem como os fatores que facilitaram/dificultaram sua implementação, e ainda analisar os impactos resultantes desse processo na Gráfica e Editora Posigraf S. A. em Curitiba-PR. Para cumprir os objetivos propostos foi desenhado um modelo conceitual de pesquisa baseado na categoria de fatores facilitadores/dificultadores da mudança de Huber (1995) e na categorização de impactos nos recursos organizacionais proposta por Mills et al. (2002). A metodologia consistiu num estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa e perspectiva temporal de corte transversal com aproximação longitudinal. Tratou-se de um estudo de caso único onde a organização foi escolhida por conveniência e acessibilidade. Os dados foram coletados entre os meses de maio e julho de 2011 por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade, as quais foram gravadas, transcritas, classificadas, codificadas e analisadas de acordo com a temática de conteúdo. Como resultado desse processo identificou-se os eventos externos e internos que conduziram a organização à mudança e os fatores que facilitaram e os que dificultaram esse processo. Os resultados pertinentes aos impactos nos recursos organizacionais foram visíveis em todas as categorias de análise. Portanto, cumpriram-se todos os objetivos propostos. Foi possível ainda realizar algumas contribuições teóricas e práticas, elaborar recomendações e sugestões para a organização e também para pesquisas futuras.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Today’s competitive environment requires companies to develop modern and effective management techniques. In particular, personnel management, demands organizational formats and practices that adapt to the pressures from this complex and dynamic environment. Competence-based management highlights the need for a clear conceptual structure that is capable of grounding all personnel management decisions and practices. In order to extend upon this conceptual structure, this research was undertaken in an organization within the publishing/graphics sector in the Curitiba, Paraná, Brazil, which recently implemented a competence-based management model. The research focused on identifying the events that influence the decision to install a new personnel management model, as well as which factors facilitate or impede its implementation, and to furthermore analyze the results of this process. In order to achieve these objectives, the research adopted a conceptual model based on the category of factors facilitating/impeding change found in Huber (1995) as well as the impacts on organizational resources suggested by Mills et al. (2002). The methodology consisted of a descriptive case study, using a qualitative approach, and temporal perspective of a transversal cut with longitudinal approximation. It was treated as a unique case where the organization was chosen due to convenience and accessibility. Data was collected between the months of May and June, 2011, through in-depth, semi-structured interviews. The interviews were recorded, transcribed, categorized, coded and analyzed according to content analysis. The findings identified the external and internal events that induce an organization to change, the facilitating/impeding factors, and the impacts on organizational resources. Therefore, the research achieved all of the proposed objectives. Furthermore, it resulted in some theoretical and practical contributions, recommendations and suggestions for the organization itself, and advice for future research.-
Formato: dc.format160f. : il.,grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subject658.3-
Título: dc.titleA gestão de pessoas por competências e seus impactos na gráfica e editora Posigraf S.A. em Curitiba - PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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