Investigação do grau de corrosividade sobre materiais metálicos das redes aéreas de distribuição de energia elétrica (RD) da Região Metropolitana de Salvador - BA

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Autor(es): dc.contributorPortella, Kleber Franke-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia de Materiais e Processos-
Autor(es): dc.creatorBrambilla, Kelly Jacqueline Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:39:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:39:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-01-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26439-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26439-
Descrição: dc.descriptionResumo: A extensão da costa brasileira aumenta a degradação dos materiais pelas condições de temperatura média e umidade relativa bem mais elevada do que nas outras regiões, principalmente, se forem consideradas as áreas litorâneas do Norte e Nordeste do Brasil. De acordo com Köppen, Salvador é uma cidade de clima quente e úmido, tipicamente tropical, com cerca de 2.466 h anuais de sol, ventilada (ventos anuais com velocidade média de 2,2 m/s) e uma temperatura média anual de 25 ºC e com umidade média anual da ordem de 81%. Estas condições climáticas somadas a poluição industrial são extremamente prejudiciais aos materiais de engenharia, propiciando à corrosão ou degradação dos materiais metálicos, por possuir também um tempo de superfície úmida (t) elevado (» 4.000 h/ano), neste caso, classificado pela NBR 14643/01, como t4, ou seja, de alta corrosividade ambiental (C4). Assim, o estudo das variáveis que influenciam no processo de corrosão atmosférica, é de fundamental relevância, haja vista que grande parte dos materiais presentes no cotidiano está susceptível ao processo de degradação. Tem-se, como exemplo, a maioria dos metais das linhas de distribuição e transmissão de energia elétrica, bem como de comunicação de dados, tais como: cabos, torres, linhas telefônicas, acessórios de rede, entre outros. Com base nestas informações esta pesquisa propõe abordar diversos aspectos para a determinação da taxa de corrosividade e de deterioração de aço carbono da rede aérea de distribuição de energia elétrica (RD) da região metropolitana de Salvador-BA. Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia baseada na implantação de 18 ECA´s abrangendo diferentes ambientes corrosivos onde foram monitorados, mensalmente, parâmetros meteorológicos e a taxa de deposição dos principais poluentes atmosféricos (íons cloreto, sulfato, materiais particulados), a fim de se obter subsídios para a classificação da corrosividade atmosférica. Nestas ECA´s foram instalados, além dos módulos de coleta de poluentes, painéis de intemperismo natural com corpos-de-prova dos materiais metálicos: aço carbono, aço galvanizado, alumínio e cobre em formas de placas e cupons de aço carbono. Foram também instalados nestas ECA´s cupons de aço carbono assim como em outras 11 regiões da Bahia. Foram desenvolvidos modelos de rede neural e função dose-resposta, para a interpretação e predição da vida útil destes metais expostos nas ECA´s. Foi possível observar que os metais com melhor desempenho frente a corrosão foram o cobre e o alumínio. As estações que classificaram-se como menos agressivas em relação a corrosividade ambiental considerando os poluentes atmosféricos e tempo de superficie umida, foram as ECA Ls CJD, PPE, SPS e CMU, sendo que as ECA Ls mais agressivas foram as de AML, PIT e CIU. As estacoes que classificaram-se como menos agressivas em relacao a corrosividade ambiental considerando a taxa de corrosao, foram as ECA Ls CJD, PPE, PIT, SPS e CMU, sendo que as ECA Ls mais agressivas foram as de AML e CIU. A previsao da vida util para o aluminio de acordo com o estudo da profundidade dos pites foi de 30 anos, isto se for considerado a formacao de apenas um pite. A previsao para se perder metade da massa inicial de uma placa de aco carbono de 224,27 g de acordo com a funcao dose resposta e considerando a corrosao generalizada foi de 23 anos, mas em relacao a corrosao por placas a previsao de vida util para se romper completamente uma placa de espessura de 1900 ƒÊm, foi de tres anos e meio, considerando tambem a formacao de apenas uma cavidade. A classificacao da agressividade ambiental considerando a taxa de corrosao dos cupons de aco carbono para as ECA Ls, classificaram-se entre baixa e muito alta, ultrapassando os limites da norma. Com destaque para a Praia de Ipitanga. Em relacao as redes neurais, o cobre foi o unico metal que nao apresentou bons coeficientes de correlacao em relacao aos resultados experimentais e os calculados pela rede. A possivel explicacao para este fato foi que tres ECA Ls (CIU, AML e PIT) em relacao as outras ECA Ls apresentaram resultados muito diferentes. Isto comprometeu a qualidade da rede, uma vez que refazendo-se a rede sem estas ECA Ls os resultados melhoraram muito. Mas para os outros metais os resultados foram bons, o que comprova que esta ferramenta pode ser um instrumento de estimativa da taxa de corrosao para a regiao metropolitana de Salvador. A funcao dose-resposta apresentou bons coeficientes de correlacao, o que comprova que esta ferramenta tambem pode ser um instrumento de estimativa da perda de massa para as ECA Ls analisadas na regiao metropolitana de Salvador.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectDegradação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMetais - Corrosão-
Palavras-chave: dc.subjectMeteorologia-
Palavras-chave: dc.subjectCorrosão e anticorrosivos-
Título: dc.titleInvestigação do grau de corrosividade sobre materiais metálicos das redes aéreas de distribuição de energia elétrica (RD) da Região Metropolitana de Salvador - BA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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