O uso das ferramentas da Web Analytics no processo de inteligência competitiva das organizações

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Autor(es): dc.contributorTsunoda, Denise Fukumi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação-
Autor(es): dc.creatorTelma, Maria Fernanda Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:48:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:48:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26435-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26435-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem por finalidade o levantamento de ferramentas de pesquisa com abordagem específica para mídias digitais, e busca contribuir não apenas com o fortalecimento da adoção de práticas de Inteligência Competitiva nas organizações, mas, sobretudo, para com as perspectivas metodológicas e as práticas que compõe o estado da arte nesta área. Com o advento de novas tecnologias digitais, impactantes transformações são observadas nos processos sociais, tecnológicos e culturais, sobretudo no que diz respeito aos processos organizacionais. A nova ordem é a inserção nas mídias sociais, e isto de forma estratégica, sempre buscando formas de inovar e mensurar os resultados das suas ações táticas. Pretende-se demonstrar um determinado conjunto de ferramentas de Web Analytics disponíveis no mercado, propondo uma metodologia de aplicação para os três níveis da organização: estratégico, tático e operacional. O trabalho inicia com referencial teórico que introduz ao assunto pesquisado, começando com os conceitos de Web Analytics, sua ligação com os conceitos e processos de Inteligência Competitiva aplicados à web, e uso da tecnologia e de ferramentas para o monitoramento e mensuração de dados. Apresenta, a seguir, uma metodologia inovadora adaptada à realidade brasileira, para categorização das métricas de acordo com quatro conjuntos de objetivos: provocar o diálogo entre os usuários, promover defensores da marca ou da organização, oferecer facilidade no suporte e estimular a inovação do conteúdo. Como coroamento do trabalho, é apresentado um estudo de caso com aplicação das ferramentas de Web Analytics para uma situação real, colocando-se ferramentas utilizadas, resultados esperados, além de sugestões para melhores práticas de mercado. As análises mostram como as referidas práticas podem auxiliar na identificação de padrões comportamentais e quanto às especificidades de uma comunidade on-line, além de identificar possíveis insights para ações e tendências de consumo. As considerações finais apontam as limitações, dificuldades e restrições do presente estudo, bem como aponta algumas das tendências e novas fronteiras a serem exploradas em estudos futuros na área.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectInteligência competitiva (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectMídias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectSites da Web-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Título: dc.titleO uso das ferramentas da Web Analytics no processo de inteligência competitiva das organizações-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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