Definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual para aprendizagem e prática do xadrez escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDirene, Alexandre Ibrahim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorKuss, Fabiano Sardenberg-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:55:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:55:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/26400-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26400-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre I. Direne-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 29/08/2011-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 55-58-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nesta dissertação são descritos os aspectos envolvidos com a definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual de aprendizagem, ensino e prática de jogos intelectivos. A resenha literária ressalta a lacuna que existe nos campos correlatos de pesquisa em Informática na Educação sobre conceitos arquiteturais e arcabouços aplicáveis em escala ampliada de usuários. O texto também apresenta uma ontologia de caráter genérico que se presta á definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual que promove a alternância entre momentos de competição e colaboração. Uma instanciação do arcabouço chamada Xadrez Livre foi configurada para o xadrez, cuja implementação faz uso do protocolo XMPP para viabilizar a complexa constituição de comunicação dos dados relativos ás permissões que cada ator necessita para desempenhar seu papel. Um breve histórico de aplicação dessas ferramentas é delineado no contexto de um projeto de apoio computacional ao ensino de xadrez em escolas públicas estaduais onde milhares de usuários aprendem, ensinam e praticam o jogo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation presents the general aspects involving the denition of actors and their complex roles in a virtual environment aimed at learning, coaching and practice of heuristic games. The literature review focusses on the gap left by past research in the area of Computers and Education that has tended to avoid theoretical and practical issues of educational frameworks that cope with large-scale multiple actors and their permission to access computational resources. The text also presents a generic ontology which proved expressive enough to dene a variety of actors and their roles for promoting the alternation among competition and collaboration contexts. An instance of the framework was set for the chess game. The implementation uses a structured computer network protocol o allow for the complex communication of permission data along with the content data that actors need to play their role. The software tools development is brie y outlined in the context a computational environment for supporting thousands of users of ublic schools in learning chess. Finally, future research directions are presented.-
Formato: dc.format63f. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectInteligencia artificial - Aplicações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectXadrez - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInformática na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleDefinição de atores e seus papéis em um ambiente virtual para aprendizagem e prática do xadrez escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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