Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Direne, Alexandre Ibrahim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Kuss, Fabiano Sardenberg | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:45:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:45:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26400 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26400 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta dissertação são descritos os aspectos envolvidos com a definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual de aprendizagem, ensino e prática de jogos intelectivos. A resenha literária ressalta a lacuna que existe nos campos correlatos de pesquisa em Informática na Educação sobre conceitos arquiteturais e arcabouços aplicáveis em escala ampliada de usuários. O texto também apresenta uma ontologia de caráter genérico que se presta á definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual que promove a alternância entre momentos de competição e colaboração. Uma instanciação do arcabouço chamada Xadrez Livre foi configurada para o xadrez, cuja implementação faz uso do protocolo XMPP para viabilizar a complexa constituição de comunicação dos dados relativos ás permissões que cada ator necessita para desempenhar seu papel. Um breve histórico de aplicação dessas ferramentas é delineado no contexto de um projeto de apoio computacional ao ensino de xadrez em escolas públicas estaduais onde milhares de usuários aprendem, ensinam e praticam o jogo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligencia artificial - Aplicações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Xadrez - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática na educação | - |
Título: dc.title | Definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual para aprendizagem e prática do xadrez escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: