
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, David José de Andrade, 1978- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26392 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26392 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Terumi Koto Bonnet Villalba | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 13/09/2011 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: 101-108 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação é fruto de uma investigação realizada em uma escola pública do litoral do Paraná com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a relação construída por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Língua Inglesa (LI) após longo período de afastamento dos bancos escolares. Para tanto, a metodologia eleita segue alguns princípios das pesquisas qualitativas de cunho etnográfico, que buscam compreender os fenômenos a partir da complexidade das relações sociais em seus aspectos políticos, históricos e culturais. O desenvolvimento da pesquisa contou com a participação voluntária de quatro estudantes do ensino médio desta modalidade educacional ao longo de sessões de entrevistas semi-estruturadas coletivas e individuais e questionários escritos. O objetivo do trabalho não se limita somente a satisfazer um interesse acadêmico e diminuir angústias profissionais, mas principalmente visa dar voz a estes atores e promover o debate sobre o ensino de Língua Inglesa na EJA a partir de uma perspectiva subsidiada pela Linguística Aplicada (LA) e por reflexões oriundas de experiências empíricas de sala de aula no contexto escolar público, que pensa para além das consagradas buscas pelo método ideal de ensino. A construção da pesquisa buscou embasar-se na concepção de: LA trabalhada por Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2008), Pennycook (2008), Signorini (1998); ensino e aprendizagem de língua estrangeira Revuz (1998), Jordão (2006), Moita Lopes (1996) e Coracini (2003); pesquisa etnográfica e ensino de língua estrangeira, nos trabalhos de Watson-Gegeo (1988), Rodrigues Júnior (2008) e Tyler (1986); narrativas de professores e estudantes a partir de Barcelos (2006); identidade pós-moderna de Hall (2005). Ao tornar visíveis as questões que permeiam o universo pesquisado, é possível inferir as dúvidas, expectativas e conceitos do estudante da EJA sobre seu espaço escolar e sobre a LI. O movimento de fazer o estudante refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem e as relações que estabelece com outra língua pode contribuir para seu amadurecimento enquanto aprendiz e suscitar novas reflexões dos outros atores envolvidos: os professores. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present dissertation is the result of a research carried out in a public school on the coast of Paraná State which aims to broaden the comprehension about the relation built between adult students in Adult Education (EJA) with English as a Foreing Language (EFL) after being a long time away from school. To accomplish that goal, the methodology chosen follows qualitative ethnography-based research principles which attempt to understand the phenomena from the complex social relations and its political, historical and cultural aspects. The research development had the volunteer participation of five EJA senior high-school students in semi-structured collective and individual interviews and written questionnaires. This work aims not only to satisfy an academic interest or reduce professional anguish, but mainly to give voice to those individuals and raise the debate about English teaching at EJA from a perspective based on Applied Linguistics (LA) and personal reflections about public school context experiences, which goes beyond the usual search for the ideal teaching method. The construction of the research was based on the following theoretical background: Applied Linguistics as developed by Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2008), Pennycook (2008), Signorini (1998); foreign language teaching and learning by Revuz (1998), Jordão (2006), Moita Lopes (1996) and Coracini (2003); ethnographic research and foreign language teaching, by Watson-Gegeo (1988), Rodrigues Júnior (2008) and Tyler (1986); teachers and students narratives by Barcelos (2006); post-modern identity by Hall (2005). By making the questions that permeate the universe researched visible it could be possible to infer the EJA students’ doubts, expectations and concepts about their school and English itself. The act of making the student think of her own learning process and the relations established with the other language could help her maturing as a learner and raise new reflections from the other subjects involved: the teachers. | - |
| Formato: dc.format | 126f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Linguistica aplicada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Título: dc.title | Os Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeira | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: