Interação social e tomada de consciência das noções básicas de probabilidade em criançs do primeiro ano do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStoltz, Tania, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educação-
Autor(es): dc.creatorPieruccini, Ramolise do Rocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:13:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:13:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26389-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26389-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa investigou o processo de tomada de consciência das noções básicas de probabilidade em crianças de seis anos de acordo com o aporte teórico piagetiano. A interação social, como um dos fatores de desenvolvimento humano, também foi investigada nessa pesquisa, tendo-se como pressuposto que diferentes propostas de interação social podem interferir no processo de tomada de consciência das noções básicas de probabilidade. Utilizou-se o método clínico piagetiano para investigar e analisar as tomadas de consciência das ações durante as estratégias de um jogo de regras com o uso do ábaco e desenvolvido pela pesquisadora, o qual trabalha a composição probabilista. Os participantes dessa pesquisa foram 12 estudantes do primeiro ano do ensino fundamental envolvidos no processo de alfabetização matemática, os quais foram subdivididos, após um préteste, em três grupos experimentais: GE¹, GE², GE³ e grupo controle (GC). No grupo experimental foram propostas três diferentes formas de interação social com a utilização do jogo de regras: nas duas primeiras (GE¹ e GE²) houve intervenção direta da pesquisadora que solicitou a justificativa das ações dos sujeitos, realizando questionamentos sobre as relações fortuitas estabelecidas durante as jogadas, sendo que na segunda proposta houve o acréscimo da representação do jogo por meio de um gráfico de barras. Na terceira proposta de interação (GE³) não houve intervenção da pesquisadora, os participantes seguiram as regras do jogo de forma tradicional. O três grupos experimentais, organizados em duplas, participaram de três sessões cada um. Todos os sujeitos passaram por pré-teste, pós-teste I e pósteste II. Os resultados apontam que a construção da noção probabilista é determinada pelo processo de equilibração, que coordena os outros fatores de desenvolvimento, visto não haver diferenças significativas entre os grupos experimentais e o grupo controle. O estudo permitiu observar a validade do constructo explicativo piagetiano da gênese do acaso e da probabilidade. Foi possível perceber as relações estabelecidas entre a construção da aleatoriedade e da operatoriedade como paralelas e antagônicas. Nesse sentido, observa-se um movimento interativo dialético entre a indução empírica e a indução ativa na construção da composição probabilista. A interação social voltada ao favorecimento da construção desta noção deverá oportunizar a indução empírica e a indução ativa, por meio de questionamentos que contribuam para a passagem do saber fazer ao compreender.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de probabilidades (Matemática)-
Título: dc.titleInteração social e tomada de consciência das noções básicas de probabilidade em criançs do primeiro ano do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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