Impactos da segregação sócio-espacial no Município de Curitiba sobre o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental da rede estadual

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Autor(es): dc.contributorTavares, Taís Moura, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorGuadanhim, Fabiane de Fátima Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:38:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:38:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/26388-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26388-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Tais Moura Tavares-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 17/08/2010-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 127-134-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho investiga os impactos da relação entre a política educacional e a segregação sócio-espacial do Município de Curitiba no desempenho escolar de alunos do ensino fundamental da rede estadual de ensino, entendendo tal desempenho como resultado final da política educacional. O objetivo é buscar entender a distribuição das oportunidades educacionais no território da cidade e de que forma essa organização afeta a escolarização e o desempenho dos alunos provenientes das classes populares em uma cidade considerada como modelo de planejamento urbano. O conceito de geografia de oportunidades foi fundamental nesse sentido, pois se relaciona aos equipamentos urbanos e a forma como eles são distribuídos pelo território. A hipótese geral do estudo é de que existem variações na qualidade educacional ofertada pelas escolas de regiões distintas e que a tendência é do desempenho escolar ser inferior em regiões mais afastadas do centro, onde os alunos se encontram espacialmente segregados. Foi tomado como unidade sócio-espacial o bairro. Sem desconsiderar que tanto a distribuição sócioespacial quanto os resultados escolares são fruto de condicionantes históricos estruturais, buscou-se averiguar essa relação por meio do cruzamento entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica com os indicadores que contextualizam o bairro nesta pesquisa: índice de desenvolvimento humano municipal ajustado or bairro, qualidade de vida, rendimento, escolaridade da população e densidade demográfica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study investigates the impacts of the relationship between educational policy and socio-spatial segregation in the city of Curitiba in the academic performance of elementary students from state schools. The object is to understand the distribution of educational opportunities within the city and how this organization affects the education and student performance from the popular classes in a city regarded as a model of urban planning. The concept of the geography of opportunity was fundamental in this sense it relates to urban equipament and how they are distributed across the territory. The general hypothesis of the study is that there are variations in the quality of education offered by schools of different regions and the trend is that school performance is lower in regions furthest from the center. Thus, in a historical perspective of the structural determinants of society, we sought to investigate this correlatio by means of crossing between the Index of Basic Education Development with the indicators in context those neighborhood in this study: human development index municipal adjusted for neighborhood, quality of life, income, education and population density.-
Formato: dc.format142 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar - Estudo e ensino (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleImpactos da segregação sócio-espacial no Município de Curitiba sobre o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental da rede estadual-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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