Constituição fisionômica e identidade visual em espaços de paisagens

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Autor(es): dc.contributorSahr, Cicilian Luiza Lowen-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografia-
Autor(es): dc.creatorChemin, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:17:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:17:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26382-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26382-
Descrição: dc.descriptionResumo: A publicidade do mercado turístico tem como hábito promover cidades mediante representação de imagens que, em geral, referenciam paisagens de espaços turísticos, estes cada vez mais comuns na realidade urbana contemporânea. Pesquisas em geral demonstram que a constituição de espaços turísticos resulta da disponibilidade de atrativos e superexposição da paisagem, o que reafirma duas perspectivas da paisagem: a de forma simbólica e a de recurso turístico. Tanto a publicidade como as iniciativas científicas concentram atenção demasiada na figura dos atrativos e espaços turísticos, postura que implica recortes severos na cidade, esvaziados de contextos da própria paisagem, e que dificultam entendimentos mais completos sobre a fisionomia e identidade visual dos espaços turísticos. Através da análise visual, eferenciada nas categorias (a) atributos físicos – para exame da dimensão morfológica e (b) presença social – para leitura do uso social, a pesquisa abordou os centros históricos de Paranaguá, Morretes e Antonina e as orlas de Caiobá e Guaratuba como espaços de paisagens. Este conceito, proposto por Cauquelin (2008), representa genericamente espaços portadores de paisagens socialmente valorizadas e desejadas. Delineada como estudo de caso múltiplo, a pesquisa detalha em memoriais textuais e iconográficos a constituição fisionômica destas cinco áreas, escolhidas dado o destaque que suas paisagens detêm na publicidade. Outros resultados são os traços fisionômicos apresentados, sendo dezoito comuns a todos os espaços selecionados, quatro específicos aos centros históricos e três específicos às orlas. Adicionalmente, deu-se efetividade à reflexão sobre a identidade visual desses espaços de paisagens.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagens-
Palavras-chave: dc.subjectMonumentos naturais-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Título: dc.titleConstituição fisionômica e identidade visual em espaços de paisagens-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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