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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Arinei Carlos Lindbeck da, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Paulo Amaro Velloso Henriques dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26362 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26362 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Arinei Carlos Lindbeck da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 30/09/2011 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 81-84 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Programação matemática | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação aborda uma proposta de metodologia de resolução de um problema de entregas que abrange a integração de dois problemas clássicos de Otimização Combinatória: o Problema de Carregamento de Container (PCC) e o Problema de Roteamento de Veículos (PRV). O problema específico analizado está na logística empregada no carregamento e entrega de eletrodomésticos (linha branca) vendidos à pessoa física. Para representar esta situação, assume-se um cenário fictício em que a empresa que vende os produtos possui um Centro de Distribuição de Produtos (CD) localizado na cidade de Curitiba e uma lista de doze possíveis produtos a serem vendidos. A partir desta lista foram gerados 160 pedidos diferentes para serem entregues em vinte endereços aleatórios localizados também na cidade de Curitiba. Para a resolução deste problema, apresenta-se uma metodologia baseada em formação de torres de caixas e um Algoritmo Bottom-Left para realizar o carregamento dos pedidos no compartimento de carga dos veículos e um Algoritmo Genético para realizar a otimização evolutiva da solução até que se encontre uma solução suficientemente próxima à solução ótima do problema, buscando diminuir, a cada geração, a distância total percorrida pelos veículos de entrega. Para demonstração e utilização desta metodologia, apresenta-se uma implementação dos algoritmos e técnicas de pesquisa operacional descritos acima para a resolução desenvolvida em linguagem de programação Microsoft Visual Basic. Utilizando-se esta implementação e o cenário construído para testes, obteve-se bons resultados em relação à distância total percorrida pelos veículos de entrega, com redução de 25% a 45% em relação às soluções iniciais aleatórias, sendo que em alguns casos, esta melhoria alcançou até 60%. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work discusses a propos of methodology of solving a problem of deliveries includes the integration of two classic problems of combinatorial optimization: the Container Loading Problem (CLP) and the Vehicle Routing Problem (VRP). The specific problem is analyzed in the logistics used in loading and delivery of household appliances (white goods) sold to individuals. To represent this situation, it assumes a fictional scenario in which the company selling the product has a Product Distribution Center (DC) located in the city of Curitiba and a list of twelve possible products to be sold. From this list 160 different order were generated to be delivered in twenty random addresses also located within the city of Curitiba. To solve this problem, it presents a methodology based on the formation of the towers of boxes and a Bottom-Left Algorithm to perform the loading of applications in the cargo compartment of vehicles and a Genetic Algorithm to perform the evolutionary optimization of the solution until it is a solution close enough to the optimal solution of the problem, seeking to diminish with each generation the total distance traveled by delivery vehicles. For demonstration and use of this methodology, it presents an implementation of algorithms and operations research techniques described above in relation to the solve, developed in Microsoft Visual Basic programming language. Using this implementation and the scenario built for testing, we achieved good results in relation to the total distance traveled by delivery vehicles, with average improvement of 25% to 45% compared to random initial solutions, and in some cases, this improvement reached up to 60%. | - |
| Formato: dc.format | 84f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contêineres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Algorítmos genéticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Veiculos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Otimização combinatoria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise numérica | - |
| Título: dc.title | Resolução do problema de carregamento de container e de roteamento de veículos utilizando algoritimos genéticos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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