Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Horn, Geraldo Balduíno | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Mastey, Avanir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26348 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2010 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 114-118 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa analisa a seleção de conteúdos filosóficos de ética e política na perspectiva latino-americana voltados ao Ensino Médio. Identifica uma abordagem pouca significativa da perspectiva latino-americana nos materiais pedagógicos, nas diretrizes da disciplina de Filosofia, para o ensino de filosofia na Educação Básica, particularmente do Ensino Médio, da Escola Pública do Estado do Paraná. Evidencia a presença de uma produção filosófica ampla na América Latina em que através de um diálogo com a filosofia eurocêntrica já se elaborou categorias filosóficas no âmbito da ética e da política que podem ser estudadas pelos nossos alunos do Ensino Médio. Delimitamos a análise teórica com mais intensidade nas categorias de ética e política elaboradas por Dussel que é um dos filósofos latino-americano, considerando que existem vários outros pensadores na América Latina. Constatamos a necessidade do ensino de Filosofia no Ensino Médio selecionar conteúdos de ética e política na perspectiva latino-americana. Apontamos de maneira propositiva algumas categorias que podem ser abordadas nas aulas de filosofia, bem como os seus respectivos textos selecionadas que servem de fundamentação teórica para o ensino das categorias no âmbito da ética e da política. Destaca também a urgência de uma formação de professores, produção de materiais pedagógicos e seleção de conteúdos que considere a dimensão do ensino de filosofia perspectiva latino-americana | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research analyzes the content selection philosophical ethics and politics in Latin American perspective Medium education. Identifies an approach little significant Latin American perspective on teaching materials, guidelines of the discipline of Philosophy, for teaching philosophy in basic education, particularly of high school, public school in the State of Paraná. Highlights the presence of a philosophical huge production in Latin America that through dialogue with the Eurocentric philosophy already drafted categories within the philosophical ethics and politics that can be studied by our middle school students. Delimitamos theoretical analysis with more intensity in the categories of ethics and policy developed by Dussel which is one of American philosophers, whereas there are several other Latin American thinkers. We see the necessity of teaching Philosophy in school select contents of ethics and politics in Latin American perspective. Aim of purposeful way some categories that can be addressed through philosophy, as well as their respective texts selected to serve as a theoretical for the teaching of categories within the ethics and politics. Also highlights the urgency of a teacher training, production of teaching materials and content selection that consider the size of the teaching of philosophy Latin American perspective | - |
Formato: dc.format | 152 f. : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia latino-americana - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O ensino dos conteúdos filosóficos de ética e política na perspectiva latino-americana : na perspectiva de Dussel, análise e proposição a partir da escola pública paranaense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: