Avaliação de ações de educação em solo no ensino fundamental por meio do uso de mapas conceituais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Ciencias do Solo-
Autor(es): dc.creatorJesus, Olinda Soares Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:23:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:23:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26267-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26267-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo tem como objetivo a avaliar se os cursos e recursos didáticos, produzidos pelo Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola (PEUSE), contribuíram no processo de ensino e aprendizagem, da temática solo no nível fundamental. Como ferramenta de avaliação utilizou mapas conceituais. Para a análise dos mesmos foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados apontados demonstraram que a utilização dos recursos didáticos e participação dos professores no curso de formação para professores foram eficientes no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo. Os onhecimentos prévios dos públicos alvos também foram identificados e demonstraram que os docentes do ensino fundamental possuem concepções equivocadas em relação ao solo, foram apontados dezessete conceitos relacionados ao solo pelos educandos, e a sua estrutura cognitiva esta basicamente relacionada a função agrícola do solo. A participação dos professores no curso propiciou uma evolução dos conhecimentos adquiridos, demonstrados nos mapas por meio de interrelações estabelecidas e até mesmo a atribuição de exemplos agregados. Nas turmas que utilizaram os materiais do PEUSE, em geral, os alunos demonstraram, no mapa elaborado, um maior domínio do assunto, e conseguiram estabelecer maior número de relações, bem como maior % de frequência de associação entre conceitos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleAvaliação de ações de educação em solo no ensino fundamental por meio do uso de mapas conceituais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.