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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Ricardo de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Ciencias do Solo | - |
| Autor(es): dc.creator | Jesus, Olinda Soares Fernandes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26267 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26267 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem como objetivo a avaliar se os cursos e recursos didáticos, produzidos pelo Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola (PEUSE), contribuíram no processo de ensino e aprendizagem, da temática solo no nível fundamental. Como ferramenta de avaliação utilizou mapas conceituais. Para a análise dos mesmos foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados apontados demonstraram que a utilização dos recursos didáticos e participação dos professores no curso de formação para professores foram eficientes no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo. Os onhecimentos prévios dos públicos alvos também foram identificados e demonstraram que os docentes do ensino fundamental possuem concepções equivocadas em relação ao solo, foram apontados dezessete conceitos relacionados ao solo pelos educandos, e a sua estrutura cognitiva esta basicamente relacionada a função agrícola do solo. A participação dos professores no curso propiciou uma evolução dos conhecimentos adquiridos, demonstrados nos mapas por meio de interrelações estabelecidas e até mesmo a atribuição de exemplos agregados. Nas turmas que utilizaram os materiais do PEUSE, em geral, os alunos demonstraram, no mapa elaborado, um maior domínio do assunto, e conseguiram estabelecer maior número de relações, bem como maior % de frequência de associação entre conceitos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Título: dc.title | Avaliação de ações de educação em solo no ensino fundamental por meio do uso de mapas conceituais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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