Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Ricardo de, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Ciencias do Solo | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Olinda Soares Fernandes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:23:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:23:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26267 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26267 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem como objetivo a avaliar se os cursos e recursos didáticos, produzidos pelo Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola (PEUSE), contribuíram no processo de ensino e aprendizagem, da temática solo no nível fundamental. Como ferramenta de avaliação utilizou mapas conceituais. Para a análise dos mesmos foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas. Os resultados apontados demonstraram que a utilização dos recursos didáticos e participação dos professores no curso de formação para professores foram eficientes no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo. Os onhecimentos prévios dos públicos alvos também foram identificados e demonstraram que os docentes do ensino fundamental possuem concepções equivocadas em relação ao solo, foram apontados dezessete conceitos relacionados ao solo pelos educandos, e a sua estrutura cognitiva esta basicamente relacionada a função agrícola do solo. A participação dos professores no curso propiciou uma evolução dos conhecimentos adquiridos, demonstrados nos mapas por meio de interrelações estabelecidas e até mesmo a atribuição de exemplos agregados. Nas turmas que utilizaram os materiais do PEUSE, em geral, os alunos demonstraram, no mapa elaborado, um maior domínio do assunto, e conseguiram estabelecer maior número de relações, bem como maior % de frequência de associação entre conceitos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Avaliação de ações de educação em solo no ensino fundamental por meio do uso de mapas conceituais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: