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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Leite, Renato Lopes, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
Autor(es): dc.creator | Crema, Everton Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26263 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26263 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Renato Lopes Leite | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 22/06/2011 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 138-143 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Guerra do Contestado, como movimento social, sacudiu os sertões dos estados do Paraná e Santa Catarina durante os anos de 1912 a 1916 atingindo uma área de 28 mil Km² do sudoeste paranaense ao noroeste catarinense. Suas origens se relacionam a um intenso processo de modernização das estruturas regionais, potencializadas pela construção da ferrovia São Paulo – Rio Grande do Sul, que cortou a região no início do século XX. Ao analisarmos os números e a transformação da economia regional, buscamos demonstrar como esse processo é uma consequência direta das influências da ferrovia, bem como, os impactos sociais resultantes. Em um mundo em transformação, repleto de desigualdades, opressão e miséria os sertanejos do Contestado preferiram recriar um mundo de justiça, fartura e fraternidade, buscando a promessa do paraíso. Dessa forma, recorremos a transformação do cotidiano e a ruptura dos laços sociais, que permitiam ao sertanejo perceber a mudança e a impossibilidade de adaptação, decorrida da própria velocidade da chegada do capitalismo moderno a região, impossibilitando os grupos caboclos de buscarem espaço, nesse novo "sertão". No primeiro capitulo apresentamos um debate historiográfico acerca do movimento do Contestado, numa tentativa de percebermos suas principais vertentes interpretativas. Num segundo momento buscamos entender o processo de modernização regional, a partir do aparato ferroviário e a mudança da economia moral ao criar uma nova ordem no espaço. No ultimo capítulo, o processo de transformação da sociedade e economia regional é mais detidamente analisado, a materialidade e os caminhos da crise desenvolvida e a rapidez em que se apresentam, constroem um novo mundo onde reina a modernidade conduzida por seu arauto, o trem. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Contestado War, as a social movement, shocked the backlands of Paraná and Santa Catarina states between 1912 and 1916 affecting an area of 28 thousand km2 from the southwest of Paraná to the northwest of Santa Catarina. Its origins, by another perspective, are related to an intensive process of modernization of the regional structures, reinforced by the construction of the São Paulo - Rio Grande do Sul railway, that cut the region in the beginning of the 20th Century. When analysing the numbers, we search to demonstrate how this process is a direct consequence of the influences of the railway to the resulting social impacts. In a world of transformation, full of inequalities, opression and misery, the backlanders of Contestado wished to recreate a world of justice, abundance and fraternity, searching for the promise of a paradise. Referring so to the changing of the everyday and the rupture of the social laces, that permitted the backlanders realizing the change and the difficulty of adaptation, as a consequence of the own speed of the arriving of the modern capitalism of the region, precluding the mestizoz groups of searching for space in these new "backlands". In the first chapter we present a historiographical discussion about the movement of the Contestado, attempting to perceive the main interpretative branch. In a second moment we perceive to understand the process of regional modernization from the railway apparatus and the change of the moral economy when creating a new order in the space. In the last chapter, the process of transformation of the society and the regional economy is more deeply detailed, the materialism and the ways of the developed crisis and the speed in which they are presented, build a new world where it is reigned the modernity led by its herald, the train. | - |
Formato: dc.format | 143f. : il. [algumas color.], tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil - História - Campanha do Contestado, 1912-1916 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferrovias | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Título: dc.title | Se ficar o trem me pega se correr eu passo fome : a ferrovia e a modernização no conflito do contestado, 1912-1916. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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