Análise da influência do grau de consciência ecológica dos professores na Região da Tríplice Fronteira no consumo consciente e na intenção de compra de produtos sustentáveis

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Autor(es): dc.contributorVieira, Valter Afonso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:53:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:53:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26254-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26254-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Valter Afonso Vieira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 2011-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 151-155-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre as influências do grau de consciência dos professores de instituições do ensino superior (IES) da região fronteiriça à tríplice fronteira de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil sobre o consumo consciente e a intenção de compra para produtos sustentáveis. O estudo contou com a participação de 12 (IES) distribuídas pelos três países com um total de 384 professores respondentes do questionário, que foi utilizado como instrumento de coleta de dados no estudo quantitativo que realizado. Utilizou-se o software SPSS 15.0 para realizar as análises estatísticas (AFE) inicialmente partindo da estatística descritiva e de freqüência e posteriormente com análises fatoriais exploratórias para determinar as dimensões de cada constructo utilizado na pesquisa. A partir das (AFEs) foi possível determinar sete dimensões que compõem o constructo consumo consciente (CC), três dimensões para grau de consciência ecológica (GCE) e uma dimensão para intenção de compra (IC). Respectivivamente foram encontradas as dimensões: Impacto Ambiental, Produtos Reciclados, Disponibilidade de Produtos, Nível de Conhecimento, Poupar Energia, Aparelhos Sustentáveis e Custos Financeiros, sendo que destas a quarta dimensão é a que recebe maior influência de (GCE) com resultado estatisticamente significativo, pois o p foi menor que 0,05 na tabela de coeficientes. Seguindo, ainda identificaram-se as dimensões Relação com o Meio Ambiente, Limites ao Crescimento e Superioridade Humana componentes do grau de consciência ecológica e para intenção de compra a dimensão Embalagens em Processos Sustentáveis. A presente pesquisa realizou regressão múltipla entre os constructos buscando determinar quais dimensões explicam o comportamento de consumo consciente e intenção de compra para produtos sustentáveis chegando à identificação das principais dimensões que influem o consumo consciente e a intenção de compra ecológica. Conclui-se com isso que 48,94% do grau de consciência ecológica dos professores foram explicados com a reaplicação das escalas propostas do Roberts & Straughan (1999) Environmental Concern (EC), enquanto que, 59,90% do comportamento de consumo consciente dos investigados é explicado neste estudo pela escala Ecologically Conscious Consumer Behavior (ECCB) e a intenção de compra obteve uma variância explicada total de 49,56% pela escala de Schwepker e Cornwell (1991), deixando espaço nos três constructos para investigações futuras que possam cobrir maior percentual de explicação da variância pesquisada.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aimed to conduct a study on the influences of the degree of awareness of teachers of higher education institutions (HEIs) in the border region to the triple border in Iguazu Falls, Parana, Brazil on consumer awareness and purchase intent for sustainable products. The study had the participation of 12 (HEIs) distributed among three countries with a total of 384 faculty respondents to the questionnaire, which was used as an instrument to collect data to the quantitative study. We used the SPSS 15.0 software to conduct statistical analysis, which was initially based on the descriptive statistics and frequency, and subsequently with the exploratory factor analysis (EFA) to determine the dimensions of each construct used in research. From (EFA) was determined seven dimensions that comprise the construct conscious consumption (CC) for three-dimensional degree of ecological awareness (DEA) and a dimension for purchase intent (CI). Respective dimensions were found the Environmental Impact Assessment, Recycled Products, Product Availability, Knowledge Level, Save Energy, Devices and Sustainable, Financing Costs, and of these the fourth dimension is the one that receives the greatest influence (DEA) with a statistically significant result because the p < 0.05 in the coefficient table. Following yet identified the dimensions Relationship with the Environment, Limits to Growth and Human Superiority components of the degree of environmental awareness and purchase intent for the dimension Sustainable Packaging Process. This research was conducted multiple regression between the constructs trying to determine what dimensions explain the behavior of consumer awareness and purchase intent for sustainable products coming into the identification of key dimensions that influence the conscious consumption and green purchase intention. It follows from this that 48.94% of the degree of environmental awareness of teachers have been explained with the reapplication of the proposed scales of Roberts and Straughan (1999) Environmental Concern (EC), while 59.90% of the conscious consumer behavior those investigated in this study is explained by the scale Ecologically Conscious Consumer Behavior (ECCB) and purchase intention variance explained obtained a total of 49.56% for the scale of Schwepker and Cornwell (1991), leaving space in the three constructs for future research which may cover highest percentage of variance explained searched-
Formato: dc.format164f. : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing ecologico-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectConsumidores - Atitudes-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subject658.8343-
Título: dc.titleAnálise da influência do grau de consciência ecológica dos professores na Região da Tríplice Fronteira no consumo consciente e na intenção de compra de produtos sustentáveis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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