O impacto da qualidade percebida e da autocongruência com a marca na lealdade dos alunos de instituições de ensino superior

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Autor(es): dc.contributorAkel Sobrinho, Zaki, 1957--
Autor(es): dc.contributorBaptista, Paulo de Paula-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorFiedler, Ligia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:42:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:42:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26222-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26222-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho-
Descrição: dc.descriptionCo-Orientador: Prof. Dr. Paulo de Paula Baptista-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 29/04/2011-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 122-126-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo tem por objetivo principal analisar a importância da qualidade percebida e da autocongruência com a marca como antecedentes da lealdade dos alunos de duas instituições de ensino superior da cidade de Cascavel-PR. E, mais especificamente, o objetivo é mensurar como os alunos avaliam a qualidade dessas instituições de ensino superior, avaliar a autocongruência com a marca nos alunos das duas IES pesquisadas, mensurar a lealdade dos alunos com relação a elas e comparar o impacto da qualidade percebida e da autocongruência com a marca na lealdade dos alunos para com as instituições abordadas neste estudo. O estudo foi realizado com 458 alunos de duas universidades, uma pública e uma privada, situadas no município de Cascavel – PR, por meio da aplicação de questionário nas dependências das próprias instituições de ensino, durante os meses de outubro e novembro de 2010. O caráter metodológico foi quantitativo e não probabilístico. Os resultados encontrados por meio da pesquisa realizada demonstram que existe certa relação entre os construtos qualidade percebida e autocongruência com a marca e lealdade, porém o que impacta mais na lealdade dos alunos para com a instituição de ensino é a autocongruência que possuem com a marca. Isso demonstra que os alunos da IES pública são mais leais e possuem maior autocongruência com a marca-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The main objective of this study is to analyze the importance of the perceived quality and self-congruity with the brand as antecedents of loyalty of students from high education institutions in the city of Cascavel - PR. And, more specifically, to measure how students from these high education institutions (HEI) appraise their quality, evaluate self-congruity with the brand on students from both of the investigated HEIs, evaluate student loyalty in relation to the HEIs, and compare the impact of the perceived quality and self-congruence with the brand in the loyalty of students to the HEIs addressed in this study. This work was performed on 458 scholars from two universities; a public university and a private university, both in the city of Cascavel. A questionnaire was applied in the premises of the institutions themselves between the months of October and November, 2010. The methodological character was quantitative and non-probabilistic. Results from this research showed that there is a convinced relationship among the constructs perceived quality, self-congruency with the brand, and loyalty. However, what has the most impact on student loyalty to the institution is self-congruency that it has with the brand. This demonstrates that public HEI students are more loyal and possess higher self-congruency with the brand.-
Formato: dc.format130f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários - Fidelidade-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor - Universidades e faculdades-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleO impacto da qualidade percebida e da autocongruência com a marca na lealdade dos alunos de instituições de ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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