Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges Neto, José, 1951- | - |
Autor(es): dc.contributor | Ipiranga Júnior, Pedro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Prezotto, Joseane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26210 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26210 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. José Borges Neto | - |
Descrição: dc.description | Co-Orientador: Prof. Dr. Pedro Ipiranga Junior | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 28/09/2009 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 112-115 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Linguística | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho consiste na tradução e estudo do Dissoì Lógoi, tratado sofístico datado de 404 a.C. A tradução do texto é antecedida de uma contextualização histórica que situa a sofística como fenômeno social e movimento intelectual. A apresentação do texto foi construída a partir de leituras correntes significativas da obra e discute a orientação das caracterizações propostas. As notas e comentários que acompanham a tradução analisam passagens importantes, buscam também formar um panorama das interpretações possíveis e sugerir questões e inter-relações. Norteia o estudo o objetivo de levantar informações que colaborem para o entendimento da visão sofística da linguagem. Considera-se o Dissoì Lógoi exemplar do ensino sofístico de retórica. O estudo de técnicas argumentativas era parte central da formação oferecida pelos sofistas, e o tratado analisado apresenta-se como um repositório de estratégias lógico-discursivas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work consists in the translation and study of Dissoi Logoi, a sophistic treatise dated of 404 B.C. The translation is preceded by a historical context which situates sophistics as a social phenomenon and intellectual movement. The text presentation was build starting from significant current lectures of the work and discusses the orientation of the proposed characterizations. The notes and comments that follow the translation analyze important passages, in order to form a panorama of the possible interpretations and suggest subjects and interrelations. The study is directed to raise information that collaborates to the understanding of the sophistic view of the language. Dissoi Logoi is considered an example of the sophistic instruction of rhetoric. The study of the argumentative techniques was central part of the formation offered by the sophists, and the treatise presents itself as a repository of logicaldiscursive strategies. | - |
Formato: dc.format | 115f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sofistas (Filosofia grega) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Dissoí Lógoi: sofística e linguagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: