Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valore, Luciana Albanese | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Mohr, Allan Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26192 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26192 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Luciana Albanese Valore | - |
Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia. Defesa: Curitiba, 26/08/2011 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls.108-117 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida como um estudo teórico, tem por objetivo responder a questão das possibilidades e impossibilidades de se fazer psicanálise numa instituição escolar. Para tanto, inicialmente, estuda-se a escola na contemporaneidade – e o que essa instituição social demanda de seus alunos e dos profissionais da psicologia – e a psicanálise conforme descrita e desenvolvida por Sigmund Freud – mais precisamente, o método psicanalítico, as teorias componentes da psicanálise e os instrumentos técnicos da psicanálise. Em seguida, partindo de reflexões sobre a psicanálise aplicada delineiam-se algumas possibilidades de atuação do psicanalista em um ambiente de ensino. Finalmente, apoiando-se em estudos sobre a interface psicanálise e educação propõe-se pensar os impossíveis de ambos os campos de saber e as (im)possibilidades do trabalho do psicanalista na escola. Conclui-se, então, que é válido falar em psicanálise aplicada na escola, muito embora não se possa garantir, a priori, que um ato será um ato analítico. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research, developed as a theoretical study aims to answer the question of the possibilities and impossibilities of doing psychoanalysis on an educational institution. For that, initially, we study the school in contemporary times – and what this social institution demands for its students and for the professionals in psychology – and Psychoanalysis, as described and developed by Sigmund Freud – more precisely, the psychoanalytic method, psychoanalytic theories components and the technical tools of psychoanalysis. Then, starting from the reflections on applied psychoanalysis, some possible performances of the psychoanalyst in a teaching environment are outlined. Finally, relying on studies of the interface between psychoanalysis and education we propose to think the impossible from both fields of knowledge and the (im)possibilities of the psychoanalyst's work at school. Then, we conclude that it is valid to speak of applied psychoanalysis in the school, although it cannot be guaranteed, a priori, that an act will be an analytical act. | - |
Formato: dc.format | 117f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanalistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Título: dc.title | Aquém dos ideais da educação ou das (im)possibilidades do trabalho do psicanalista em atendimento individual na escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: