Ouvidos atentos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuaranta, Daniel Eduardo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorLeminski, Estrela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:02:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:02:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26191-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26191-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa dissertação de mestrado procurou verificar a importância do texto nas composições da Vanguarda Paulista. Em um primeiro momento foi necessária a pesquisa de diversos aspectos da relação da música com as artes verbais. Depois pesquisamos o contexto histórico-social e cultural do movimento, e fizemos um levantamento de suas características estéticas. Essa etapa nos permitiu delimitar alguns spectos relevantes do movimento como a sua relação com as vanguardas musicais, a releitura do samba, o seu aspecto performático, a sua relação com a indústria cultural e a interação com a poesia, em especial a poesia marginal. A metodologia para as análises das canções abrange os conceitos de Luiz Tatit, para a análise das letras, e os aspectos associativos da teoria musemática de Philip Tagg, para os outros elementos musicais. Selecionamos diversos trechos para exemplificar as possibilidades textuais na música e, em seguida, três canções para uma análise mais profunda.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleOuvidos atentos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.