Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Rosane Cardoso de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Bartoloni, Carmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:50:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:50:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26154 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26154 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação tem como tema o estudo de propostas de ensino de percussão baseadas em instrumentos e ritmos brasileiros. O objetivo geral foi realizar uma análise descritiva de três métodos/propostas sobre os ritmos e instrumentos de origem étnicos brasileiros, buscando destacar os principais pontos de cada obra sob a ótica do uso didático, bem como trazer algumas reflexões sobre a questão do ensino de ritmos brasileiros na formação dos cursos superiores de percussão no Brasil. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo e as obras abordadas foram alguns métodos/propostas sobre os ritmos e instrumentos de origem étnicos amplamente utilizados no Brasil – “Ritmos Brasileiros e Seus Instrumentos de Percussão” de Edgard Nunes Rocca, “Percussão Brasileira - ritmos e instrumentos do Brasil” de Armando Tibério Junior, Fernando Carlos Marconi e Luiz Roberto C. Sampaio e “Percussión Brasileña – Instrumentos Básicos y Divertimentos” de Fernando Carlos Marconi (“Percussão Brasileira – Instrumentos Básicos e Divertimentos” de Fernando Carlos Marconi – sem tradução para o português). Espera-se com este estudo contribuir com o ensino da percussão no Brasil, trazendo perspectivas para professores e alunos sobre o universo da percussão étnica brasileira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ritmo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos de percussão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos musicais | - |
Título: dc.title | Propostas para o ensino da percussão utilizando ritmos e instrumentos étnicos brasileiros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: