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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Marchi Junior, Wanderley, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Starepravo, Fernando Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:00:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:00:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26132 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26132 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Wanderley Marchi Júnior | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduaçao em Educação Física. Defesa: Curitiba, 01/08/2011 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 322-353 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentraçao: Exercício e esporte | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Um campo ou subcampo, sob a orientação teórica de Pierre Bourdieu, é caracterizado como lócus de disputas entre agentes que compartilham interesses e habitus em comum. Ao ter contato com o objeto das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil, verifica-se a constituição de dois subcampos que apresentam o mesmo interesse, ou seja, as políticas públicas, porém com lógicas de funcionamento a princípio bastante distintas. Não obstante, os subcampos supramencionados, político/burocrático e científico/acadêmico, têm buscado aproximações recentes, expressos em programas como o Programa Esporte e Lazer das Cidades (PELC) da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (SNDEL) do Ministério do Esporte do Brasil, que visa explicitamente à aproximação/intersecção entre os subcampos. Mas tem sido essa uma relação efetiva? Nesse sentido, definiu-se como problema norteador desta tese: o subcampo político/burocrático de esporte e lazer tem se apropriado da produção do subcampo científico/acadêmico que discute as políticas públicas de esporte e lazer, como um dos subsídios para a disposição e ação dos agentes? A partir do levantamento de dados preliminares encontrados na literatura, estabeleceu-se como hipótese que o subcampo político/burocrático de esporte e lazer não tem se apropriado da produção do subcampo científico/acadêmico que discute as políticas públicas de esporte e lazer, uma vez que os espaços sociais se apresentam de formas distintas, com particularidades em seu funcionamento e no agir dos agentes que inviabilizariam tal relação. O recorte temporal da análise compreendeu os anos de 2005 a 2009, em função de uma série de rupturas observadas preliminarmente nos espaços sociais estudados. Como referencial teórico-metodológico optou-se pela Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu e pela Teoria dos Jogos Competitivos de Norbert Elias como ferramentas de análise da realidade social levantada junto à análise documental, bibliográfica e a consulta, através de entrevistas e questionários aos agentes relevantes que circulam entre os subcampos estudados. O desenvolvimento da tese veio a corroborar nossa hipótese inicial de que o subcampo político/burocrático do esporte e lazer não vinha incorporando a produção do subcampo científico/acadêmico das políticas públicas de esporte e lazer, fruto das lógicas e habitus distintos dos subcampos, que geram relativa incompatibilidade na relação entre os espaços sociais. A experiência recente, através da SNDEL, do PELC e da Rede Cedes nos deu indícios que há um grande potencial nessa aproximação. Porém, ela se mostrou insuficiente e ineficiente frente suas intencionalidades iniciais, talvez por ter sido uma ação muito vinculada a um grupo de agentes, e não um movimento mais estrutural de aproximação dos subcampos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: A field or subfield, under the guidance of Pierre Bourdieu's theory, is characterized as a locus of disputes between agents who share common interests and habitus. By having contact with the object of public policies on sport and leisure in Brazil, there is the formation of two subfields that have the same interest, in other words, public policy, but with logical operation in principle quite distinct. Nevertheless, the above subfields, political/bureaucratic and scientific/academic, recent approaches have sought, expressed in programs such as Sport and Leisure Towns (PELC) of Development of the National Secretariat of Sports and Leisure (SNDEL) Sports Ministry Brazil, which explicitly targets the approach/intersection of the subfields. But this has been an effective relationship? In this sense, it was defined as a problem guiding this thesis: the subfield political/bureaucratic sport and leisure have taken up the production of subfield scientific/academic who discusses the public policy of sport and leisure, as a financial support for the disposition and action agents? From the preliminary survey data found in literature, has established itself as a hypothesis that the subfield political/bureaucratic sport and leisure has taken up the production of subfield scientific/academic who discusses the public policy of sport and leisure, as social spaces are presented in different ways, with different features in their operation and action of agents that have prevented such a relationship. The time frame of analysis included the years 2005 to 2009, according to a series of breaks observed preliminarily studied in social spaces. As a theoretical and methodological choice was made to Fields Theory of Pierre Bourdieu and the Theory of Games Competitive of Norbert Elias as tools for analysis of social reality collection from the document analysis, literature and consultation through interviews and questionnaires to the stakeholders circulating among the subfields studied. The development of the thesis came to corroborate our initial hypothesis that the subfield of political/bureaucratic sport and leisure was not incorporating the production of subfield scientific/academic of the public policies of sport and leisure, the result of logical and habitus of the different subfields, which generate relative mismatch in the relationship between social spaces. Recent experience by SNDEL, the PELC and Network Cedes gave us evidence that there is great potential in this approach. However, it proved insufficient and ineffective against their initial intentions, perhaps because it was much tied to a group of agents, rather than a more structural approach movement of the subfields. | - |
Formato: dc.format | 353f. + 1 CD'ROM : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esportes - Aspectos sociológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Título: dc.title | Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil : aproximações, intersecções, rupturas e distanciamentos entre os subcampos político/ burocrático e científico/ acadêmico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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