Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Rosane Cardoso de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorTorres, Sergio Inácio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:02:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:02:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26129-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26129-
Descrição: dc.descriptionResumo: O tema desta pesquisa é o processo de aprendizagem no contexto do ensino de Piano em Grupo, no âmbito de instituições de nível superior. O objetivo geral para esta pesquisa foi investigar um processo de aprendizagem de Piano em Grupo de uma turma de alunos de graduação por meio de um estudo de desenvolvimento, tendo como base o método Keyboard Musicianship. Como objetivos específicos buscou-se: verificar dados para caracterizar o grupo de alunos participantes da pesquisa, avaliar os planos de aulas baseados no método Keyboard Musicianship e identificar aspectos motivacionais para o grupo durante a participação em aula. A metodologia consistiu na aplicação de um estudo de desenvolvimento longitudinal, onde os dados de campo foram coletados junto a uma classe de estudantes de graduação em música da UFPR. Participou do estudo um grupo formado por sete alunos de piano funcional. O processo foi realizado por meio de dez aulas, três avaliações formativas e dois questionários. As aulas foram expositivas e o pesquisador aplicou a maior parte do conteúdo do método junto à turma. Esse estudo se vale da aprendizagem e da educação musical, ancorados em referenciais teóricos do Piano em Grupo, educação musical, motivação, pedagogia do piano e educação por meio dos quais se podem formular mecanismos tradutórios. Com base nas análises, foi possível compreender que, a partir de um diagnóstico do perfil dos graduandos que estudam Piano de Grupo, é possível traçar um plano de aula eficaz para o formato deste tipo de classe. Para a aplicabilidade constatou-se a importância dos processos avaliatórios e motivacionais. Outro aspecto que este trabalho alcançou foi sobre o método Keyboard Musicianship, que se configurou em uma ferramenta estratégica, por possibilitar fazer recortes, mantendo a linha metodológica proposta no ensino de Piano em Grupo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPiano - Instrução e estudo-
Título: dc.titleAprendizagem de piano em grupo no ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.