Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Daniela Biondi | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal | - |
Autor(es): dc.contributor | Arce, Julio Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Carrillo, Andrea Caro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:41:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:41:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26105 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26105 | - |
Descrição: dc.description | Na Educação Ambiental, a utilização de uma espécie bandeira, pode ser uma importante estratégia para discutir, junto ao público envolvido, as inter-relações existentes entre as espécies, seus ambientes e o ser humano. O papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), ocorre na Floresta Atlântica, é uma espécie endêmica da região e ameaçada de extinção. E um interessante tema para promover, nas escolas locais, uma discussão sobre a sua realidade. A presente dissertação teve como objetivo avaliar a experiência de Educação Ambiental do "Projeto de Conservação do Papagaio-de-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)", junto ao ensino-formal, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), no litoral norte do estado do Paraná. A experiência teve o intuito de fomentar, tanto no corpo docente como no corpo discente, uma prática de ensino e de aprendizagem que contextualize a realidade ambiental local. Além disso, promoveram-se discussões sobre valores e princípios que norteiam as relações homem/natureza, desenvolvendo-se assim uma interação mais responsável com o meio ambiente. Foram desenvolvidos nos de 2000 e 2001, Módulos-Educativos sobre o papagaio-de-cara-roxa e seu ambiente, direcionados a 795 alunos e Cursos de Capacitação em Educação Ambiental para 192 professores do ensino fundamental, nos municípios de Paranaguá e Guaraqueçaba. Para analisar a eficácia das atividades foram desenvolvidos testes, antes e depois do processo, para os alunos. Esta análise possibilitou medir as mudanças com relação ao incremento de conhecimento, postura e valorização do papagaio-de-cara-roxa e de seu ambiente. Para os professores, foi elaborado um questionário com questões a respeito do papagaio-da-cara-roxa e seu ambiente, concepções sobre "meio ambiente", "desenvolvimento" e "Educação Ambiental". A realização dos módulos educativos fomentou nos alunos, o aumento de conhecimento sobre o papagaio-de-cara-roxa, uma maior valorização da ave e o aumento da indicação de posturas positivas para a sua conservação. Com relação à percepção que os alunos possuem sobre o ambiente em que vivem, constatou-se uma visão segmentada, sendo observada uma forte dissociação entre o ambiente natural e o construído. Observou-se que os alunos que participaram do segundo ano da realização dos módulos educativos, já iniciaram as atividades, com um maior nível de informações e de valorização da espécie e de seu ambiente do que os alunos do ano anterior. Este resultado deve-se ao trabalho desenvolvido pelos professores que foram instrumentalizados para o papel de agentes multiplicadores. Foi constatado que, os professores do município de Guaraqueçaba, desenvolveram uma concepção mais elaborada de "meio ambiente" e "desenvolvimento". Muito embora, seus alunos ainda compreendam tais contextos de maneira segmentada. Isto indica que os docentes devem ser melhor instrumentalizados para trabalhar com o este tema de forma transversal. Concluiu-se que, para se iniciar um processo de sensibilização, almejando a conservação de uma espécie, é necessário disponibilizar todas as informações sobre o tema, transformando a linguagem científica em uma linguagem agradável, para o desenvolvimento de atividades educativas. O conhecimento é fundamental para a reflexão sobre as relações entre o ser humano e seu ambiente e a conseqüente e demorada mudança postural. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vida selvagem - Conservação - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Especies em extinção - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Educação ambiental para a conservação do papagaio-da-cara-roxa (Amazonas brasiliensis), no Estado do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: