Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fontoura, Antônio M. (Antônio Martiniano) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Lourenço, Daniel Alvares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26092 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dr. Antonio Martinino Fontoura | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 26/11/2011 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 236-241 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como prioridade desenvolver um guia com recomendações tipográficas sobre as necessidades das crianças em início de aprendizagem da leitura, considerando os aspectos da legibilidade. Este foi construído para auxiliar designers que atuam na área de editoração do livro de literatura infantil. O problema da pesquisa se centra na criação do guia e se este pode servir de auxilio para a diagramação e escolha tipográfica dos livros. Em relação à parte metodológica, foi realizado um experimento para alidação do guia, com designers. Consistiu na realização de uma tarefa: primeiramente, diagramaram uma página de um livro infantil, e, logo após fizeram a leitura do guia para realizarem a diagramação da mesma página. Ainda responderam um questionário com perguntas mistas, onde apontaram aspectos referentes ao guia. Com o experimento realizado, chegou-se a conclusão de que o guia realmente facilitou os designers na diagramação e na escolha tipográfica para os livros voltados para as crianças, além do que se trata de um material de apoio e inovador tanto para pesquisadores quanto para designers do mercado editorial. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research priority is the development of a guide with typographical recommendations about the needs of children in early learning of reading, considering the aspects of legibility. This was built to help designers working in the field of children's book publishing. The research problem focused on the creation of the guide and if it can serve as an aid to choose typography and the diagramming of books. In relation to the methodological part, an experiment was conducted with designers to validate the proposed guide. This experiment was consisted of a task: first, designers were requested to diagram a page of a children's book, and later (soon) after read the guide, they were requested to diagram the same page. In addition answered a questionnaire with mixed questions where indicated aspects related to the guide were presented. With the experiment it was possible to conclude that guide facilitated designers in diagramming and choose typeface for books geared to children. Besides the guide constitute a support and innovative material for esearchers and designers of the publishing industry. | - |
Formato: dc.format | 284f. : il. ; grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infanto-juvenil - Impressão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Título: dc.title | Tipografia para livro de literatura infantil : desenvolvimento de um guia com recomendações tipográficas para para designers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: