Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuérios, Ettiène Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educação Matemática-
Autor(es): dc.creatorSausen, Sandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:40:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:40:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26087-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nesta pesquisa procuramos investigar e analisar possibilidades de interação e de mobilização de Licenciatura em Matemática a partir da Resolução de Problemas, usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem em aulas de Metodologia do Ensino de Matemática. A pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa e a metodologia adotada é a exploratório-interpretativa. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são os alunos da quarta série – dos anos de 2009 (Aplicação 1) e de 2010 (Aplicação 2), de um curso presencial de Licenciatura em Matemática de uma instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de União da Vitória no Estado do Paraná. Os dados foram coletados a partir de gravações de áudio com as respectivas transcrições e a partir de registros escritos nos recursos Chat e Diário, recursos estes disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) intitulado “Curso: Educação Matemática”, hospedado na plataforma Moodle. Os dados foram analisados e interpretados à luz de referenciais teóricos no campo da Metodologia de Ensino com foco na Resolução de Problemas e da utilização de recursos disponíveis em ambientes virtuais no Ensino Presencial. Alicerçada em um conceito de interação entrelaçado ao de mobilização de conhecimentos, a pesquisa evidenciou, no contexto dos resultados obtidos, que mediante interações mútuas e reativas, os alunos mobilizaram-se, colocaram-se em movimento para aprender, ocorrendo a mobilização de conhecimentos do conteúdo de Resolução de Problemas, tornando-se perceptível a aprendizagem dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Aprendizagem - Tecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMoodle (Programa de computador)-
Título: dc.titleOs recursos de ambientes virtuais no ensino presencial-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.