Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guérios, Ettiène Cordeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educação Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Sausen, Sandra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:40:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:40:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26087 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26087 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta pesquisa procuramos investigar e analisar possibilidades de interação e de mobilização de Licenciatura em Matemática a partir da Resolução de Problemas, usando recursos de ambientes virtuais de aprendizagem em aulas de Metodologia do Ensino de Matemática. A pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa e a metodologia adotada é a exploratório-interpretativa. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são os alunos da quarta série – dos anos de 2009 (Aplicação 1) e de 2010 (Aplicação 2), de um curso presencial de Licenciatura em Matemática de uma instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de União da Vitória no Estado do Paraná. Os dados foram coletados a partir de gravações de áudio com as respectivas transcrições e a partir de registros escritos nos recursos Chat e Diário, recursos estes disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) intitulado “Curso: Educação Matemática”, hospedado na plataforma Moodle. Os dados foram analisados e interpretados à luz de referenciais teóricos no campo da Metodologia de Ensino com foco na Resolução de Problemas e da utilização de recursos disponíveis em ambientes virtuais no Ensino Presencial. Alicerçada em um conceito de interação entrelaçado ao de mobilização de conhecimentos, a pesquisa evidenciou, no contexto dos resultados obtidos, que mediante interações mútuas e reativas, os alunos mobilizaram-se, colocaram-se em movimento para aprender, ocorrendo a mobilização de conhecimentos do conteúdo de Resolução de Problemas, tornando-se perceptível a aprendizagem dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Aprendizagem - Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moodle (Programa de computador) | - |
Título: dc.title | Os recursos de ambientes virtuais no ensino presencial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: