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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Ricardo Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Jurídicas. Programa de Pós-Graduaçao em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Drummond, Paulo Henrique Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:33:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:33:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26068 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26068 | - |
Descrição: dc.description | ResumoA cultura jurídica, identificada com os elementos que efetivamente circulam em determinado momento e contexto históricos, estabelecendo um conjunto de padrões estruturados e estruturantes que representam as condições de possibilidade do discurso jurídico e que dão sentido às práticas dos juristas, encontra nas instituições de ensino espaço privilegiado de difusão. A Curitiba dos primeiros anos do século XX ainda carecia de centros de cultura que aglutinassem juristas e fizessem circular padrões culturais. A presente pesquisa tem por objetivo investigar a cultura jurídica letrada paranaense, que se estabelece a partir dos primeiros anos do século XX, a partir do binômio perfil do jurista–ensino do direito e elegendo como locus de análise o Curso de Sciencias Juridicas e Sociaes instalado em 19 de dezembro de 1912 na cidade de Curitiba no seio da Universidade do Paraná, em seus primeiros quarenta anos de ensino (1913-1953). Para tanto, além de uma análise que busca identificar o horizonte cultural da primeira geração de professores a partir da observação das práticas jurídico-sociais por eles desenvolvidas, analisam-se também as disciplinas de Direito Penal e de Filosofia do Direito, consideradas disciplinas chave para uma tentativa de interpretação da forma de interação entre a cultura jurídica brasileira legada pelo século XIX e todo o ideário cientificista que é recepcionado pelos juristas brasileiros a partir do último quarto do século XIX. A partir dessa recepção, determinadas concepções do homem, da sociedade e do que seja a ciência do direito são compartilhadas e difundidas pela cátedra a partir de uma específica configuração do ensino jurídico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Ciência e ensino da cultura jurídica paranaense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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