Ciência e ensino da cultura jurídica paranaense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Ricardo Marcelo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Jurídicas. Programa de Pós-Graduaçao em Direito-
Autor(es): dc.creatorDrummond, Paulo Henrique Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:33:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:33:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26068-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26068-
Descrição: dc.descriptionResumoA cultura jurídica, identificada com os elementos que efetivamente circulam em determinado momento e contexto históricos, estabelecendo um conjunto de padrões estruturados e estruturantes que representam as condições de possibilidade do discurso jurídico e que dão sentido às práticas dos juristas, encontra nas instituições de ensino espaço privilegiado de difusão. A Curitiba dos primeiros anos do século XX ainda carecia de centros de cultura que aglutinassem juristas e fizessem circular padrões culturais. A presente pesquisa tem por objetivo investigar a cultura jurídica letrada paranaense, que se estabelece a partir dos primeiros anos do século XX, a partir do binômio perfil do jurista–ensino do direito e elegendo como locus de análise o Curso de Sciencias Juridicas e Sociaes instalado em 19 de dezembro de 1912 na cidade de Curitiba no seio da Universidade do Paraná, em seus primeiros quarenta anos de ensino (1913-1953). Para tanto, além de uma análise que busca identificar o horizonte cultural da primeira geração de professores a partir da observação das práticas jurídico-sociais por eles desenvolvidas, analisam-se também as disciplinas de Direito Penal e de Filosofia do Direito, consideradas disciplinas chave para uma tentativa de interpretação da forma de interação entre a cultura jurídica brasileira legada pelo século XIX e todo o ideário cientificista que é recepcionado pelos juristas brasileiros a partir do último quarto do século XIX. A partir dessa recepção, determinadas concepções do homem, da sociedade e do que seja a ciência do direito são compartilhadas e difundidas pela cátedra a partir de uma específica configuração do ensino jurídico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleCiência e ensino da cultura jurídica paranaense-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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