Aspecto de referencialidade na composição de música eletroacústica

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Autor(es): dc.contributorQuaranta, Daniel Eduardo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Alesandro Goularte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:36:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:36:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26037-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26037-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta uma reflexão teórica e composicional sobre a exploração de aspectos de referencialidade na música eletroacústica, mais especificamente na música eletroacústica mista e na música acusmática. A partir da definição da palavra “referencialidade” é apresentado um breve panorama da utilização de diferentes distinções binárias ou oposições dialéticas correlativas que situam o significado dentro ou fora do discurso musical, baseado principalmente em investigações semiológicas e semânticas. Depois disso é apresentada uma abordagem concisa do processo histórico que envolve estética musical e referencialidade, e a eliminação das associações extra-musicais e da referência causal dos sons, proposta por Pierre Schaeffer nos primórdios da música eletroacústica. Completando a abordagem histórica, é apresentada a idéia de recuperação da referência causal dos sons iniciada por Luc Ferrari no começo da década de 1960. Segue-se o ponto central desta pesquisa que é a investigação de várias dialéticas relacionadas aos aspectos de referencialidade interna e externa em textos de compositores eletroacústicos, como Denis Smalley, Trevor Wishart, Simon Emmerson, Michel Chion, Jonty Harrison e Natasha Barrett. A investigação destes aspectos é sucedida pela descrição, mediante uma análise das peças, dos principais processos e técnicas empregados pelo autor na concepção e criação da obra eletroacústica mista Cordamadeira para violão e sons eletroacústicos quadrifônicos, e da obra acusmática Hide-and-seek, nas quais são explorados diferentes níveis de referencialidade.-
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Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Título: dc.titleAspecto de referencialidade na composição de música eletroacústica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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