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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Quaranta, Daniel Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Alesandro Goularte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:36:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:36:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26037 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26037 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão teórica e composicional sobre a exploração de aspectos de referencialidade na música eletroacústica, mais especificamente na música eletroacústica mista e na música acusmática. A partir da definição da palavra “referencialidade” é apresentado um breve panorama da utilização de diferentes distinções binárias ou oposições dialéticas correlativas que situam o significado dentro ou fora do discurso musical, baseado principalmente em investigações semiológicas e semânticas. Depois disso é apresentada uma abordagem concisa do processo histórico que envolve estética musical e referencialidade, e a eliminação das associações extra-musicais e da referência causal dos sons, proposta por Pierre Schaeffer nos primórdios da música eletroacústica. Completando a abordagem histórica, é apresentada a idéia de recuperação da referência causal dos sons iniciada por Luc Ferrari no começo da década de 1960. Segue-se o ponto central desta pesquisa que é a investigação de várias dialéticas relacionadas aos aspectos de referencialidade interna e externa em textos de compositores eletroacústicos, como Denis Smalley, Trevor Wishart, Simon Emmerson, Michel Chion, Jonty Harrison e Natasha Barrett. A investigação destes aspectos é sucedida pela descrição, mediante uma análise das peças, dos principais processos e técnicas empregados pelo autor na concepção e criação da obra eletroacústica mista Cordamadeira para violão e sons eletroacústicos quadrifônicos, e da obra acusmática Hide-and-seek, nas quais são explorados diferentes níveis de referencialidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf application/x-zip-compressed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Título: dc.title | Aspecto de referencialidade na composição de música eletroacústica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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