
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Smidt, Eric de Camargo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduaçao em Botânica | - |
| Autor(es): dc.creator | Mancinelli, Werner Siebje | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26031 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26031 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Orchidaceae representa a família com maior número de espécies dentre as Angiospermas, possuindo distribuição cosmopolita. No Brasil a família é a segunda maior, com 2.419 espécies. A região sul do Brasil representa apenas 6,8% da área nacional, porém abriga 30,8% das orquídeas encontradas no Brasil, algumas endêmicas. As contribuições ao conhecimento das orquídeas nessa região iniciaram-se em 1803, sendo intensamente coletada por naturalistas estrangeiros e a partir do século XX por pesquisadores brasileiros. Bulbophyllum Thouars, um dos maiores gêneros da família, encontra-se representado por cerca de 70 espécies na região neotropical, destas 16 ocorrem no sul do Brasil. Nessa região os tipos vegetacionais que abrigam maior diversidade de espécies são a floresta atlântica em Santa Catarina e o cerrado no Paraná. Neste ultimo, duas espécies ocorrem em simpatria e com sobreposição de seus períodos de floração, o que acarretou em um novo híbrido natural, com caracteres claramente intermediários entre os parentais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orquidea - Brasil, Sul | - |
| Título: dc.title | Levantamento de espécies sul brasileiras do gênero Bulbophyllum Thouars (orchidaceae, Dendrobieae) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: