
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marin, Andreia Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Claudio Avanso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26026 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26026 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Andreia A. Marin | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2011 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 81-83 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Escuta sensível: ponto de partida da expressão de paisagens sonoras. (Des)educar sentidos. Compor com os sons do mundo, percebendo as sutilezas dos lugares vividos. Dar à percepção as singularidades do cotidiano, como músicas. Esses são os desejos que geraram a trajetória aqui apresentada, que tem início na captação de sons concretos e imaginários da cidade Itá/SC. Riqueza de concretudes: águas, sapos, motores, ruídos, vento, pássaros. Para trazer à tona as paisagens submersas, nas águas da represa da usina hidrelétrica, a composição com sons armazenados na memória relatada de antigos moradores: diversidade de animais; sons interiores das casas; instrumentos da lida; carroças e engenho; sinos e rádio; cachoeiras e balseiros, estouros da construção de barragens... As expressões geradas são cinco composições, registradas em áudio-visual: Submersos; Águas profundas; Lugares; Lá do alto; Existências transmutadas. Dos depoimentos nasceram pequenos contos, que dão visibilidade às subjetividades desenhadas nas experiências de vida no lugar: Ouça, a cachoeira adormeceu; Sonhos; "In memoriam..."; O canto do pássaro santo; Chico, árvores e pássaros pintados...; Tesouros. Convite: silenciar um pouco para compor, com o mundo, delicadezas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Sensitive listening: the starting point of the expression of soundscapes. (Dis) educating the senses. Composing with the sounds of the world, noticing the subtleties of places lived. Singularities give the perception of everyday life, like music. These are the desires that led to the trend presented here, beginning in the capture of real and imaginary sounds of the city Itá/SC. Wealth of concreteness: water, frogs, engines, noise, wind, birds. To bring out the landscapes submerged in the waters of the dam's hydroelectric plant, the composition sounds stored in memory of former residents reported: diversity of animals, sounds inside the houses; instruments read; carts and ingenuity; bells and radio, waterfalls and rafters, bursts of dam construction ... The expressions generated are five songs, recorded on audio-visual: Submerged; Deep Water; Places; There's high; Transmuted existences. The depositions were small stories that give visibility to the subjectivities drawn on the experiences of life on the line: Listen, the waterfall fell asleep; Dreams; "In memoriam ..."; Bird's song holy; Chico, trees and painted birds ...; Treasures. Invitation: silence to compose a little, with the world delicacies. | - |
| Formato: dc.format | 96 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Submersos : odisséia de uma escuta sensível. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: