Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Magnus Roberto de Mello, 1953- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Elizabeth Amorim de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25984 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25984 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dr. Magnus Roberto de Mello Pereira | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 11/08/2010 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 338-343 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O edifício escolar é um produto cultural histórica e geograficamente determinado, concebido a partir da teoria e da prática arquitetônica, estruturadas em princípios e conceitos, como uma resposta às demandas programáticas, pedagógicas, higienistas e sociais vigentes. A partir de tais pressupostos é realizada a leitura e a interpretação da historia da educação peia arquitetura dos edifícios escolares analisando o processo de constituição histórica dos edifícios escolares do Paraná entre 1853 e 1955, distribuídos em cinco períodos. Para o desenvolvimento do estudo são utilizadas categorias analíticas próprias da isciplina como o programa de necessidades, o partido arquitetônico, a técnica construtiva e a modenatura, que identificam permanências e mudanças e a constituição de tipologias espaciais. Considerando que a racionalidade, a utilidade, a economia e a adequação integram o caráter do edifício escolar em todo o período é examinada a solução da arquitetura para as diferentes necessidades e imposições pedagógicas e higienistas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The School Building is a cultural outcome, geographically and historically determined, conceived as such from the Theory and Architectural Practices, structured on principles and concepts as a response to the programmatic, pedagogical, hygienist and social current demands. Departing from such presumptions, it is put forth the reading and the interpretation of the History of the Education through the School BuHdings ' architecture, taking into analysis the historical embodiment of School Buildings in the State of Paraná between 1853 and 1955, disposed in five periods. As for the development of the study, analytical categories relevant to the discipline are used - like the necessities program, the architectural parti, the construction technique and the ordonnance, which identify continuities and changes, and the constitution of spatial typology. Considering that the rationality, the usefulness, the economy and the adequacy - all of which make up the School Building's character throughout the entire period, it is then examined the architectural solutions for the distinguished necessities and the pedagogical and hygienist impositions. | - |
Formato: dc.format | 2 v. : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Paraná | - |
Título: dc.title | Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: