Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro - Sul do Estado do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStefanelo, Eugenio Libreloto-
Autor(es): dc.contributorKoehler, Henrique Soares, 1953--
Autor(es): dc.contributorGuimaraes, Vania Di Addario-
Autor(es): dc.contributorWendling, Ivar-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Agronomia-
Autor(es): dc.creatorKarling, Sueli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:29:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:29:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25952-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo buscou investigar se a estratégia de comercialização de soja, milho e trigo adotada pelos agricultores é influenciada pela necessidade de efetuar os pagamentos dos gastos gerados com os insumos de produção destes cereais. Para atingir este objetivo foram levantados, para cada produtor analisado e para cada evento ocorrido no período de três anos, dados inéditos referentes à comercialização de grãos e ao endividamento dos produtores associados às duas Cooperativas fixadas em regiões bastante contrastantes, Guarapuava e Manoel Ribas. O procedimento estatístico relacionou a variável dependente, venda, às variáveis explicativas, pagamentos dos insumos e preços. Por meio dos modelos de análise de regressão linear e análise de regressão probit, foi possível definir que variáveis apresentam relação causal com a venda de grãos. Os produtores de grãos associados às Cooperativas estudadas não comercializam sua produção no momento do pagamento dos insumos. Os coeficientes negativos para o preço da soja indicam que a probabilidade de vender a soja diminui à medida que o preço desta oleaginosa aumenta. No caso do milho, as chances de vender este cereal aumentam com o umento do preço, consequentemente, o produtor rural forma mais estoques especulativos de soja do que de milho. Ao estratificar a amostra da Cooperativa A em mini, pequenos e grandes produtores, os valores confirmam os resultados da amostra total. Quando os valores de pagamento do custeio aumentam, as chances de venda diminuem em 32% para mini produtores, 65% para pequenos e 15% para grandes produtores. A variação positiva no preço do milho em uma unidade aumenta a probabilidade de venda em 2,3% para grandes produtores, 3% e 4,4% para médios e mini produtores, respectivamente. O coeficiente do preço da soja é negativo em todos os estratos indicando que, aumentando o preço da soja em uma unidade, as chances de venda desta oleaginosa caem em aproximadamente 2,6% para os três estratos nalisados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleEstratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro - Sul do Estado do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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