Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalieri, Marco Antonio Ribas | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessali, Huascar Fialho, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico | - |
Autor(es): dc.creator | Camacho, Tatiana Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:16:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:16:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-02-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25940 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do presente trabalho consiste em analisar criticamente a literatura que trata dos processos de transferência de políticas públicas entre países, em especial os modelos heurísticos do policy transfer e do lesson drawing. Estas teorias auxiliam os pesquisadores a construir importantes questionamentos, para compreender aspectos relevantes da transferência. Mas o ambiente multiorganizacional na qual ocorre o processo de transferência, e a natureza multidisciplinar deste campo de estudo, leva a necessidade de ampliar o escopo da análise. Para realizar este intento, teorias institucionais complementam o debate, especificamente os conceitos de instituições, racionalidade limitada, idéias, o aprendizado e o path dependence. Apesar da literatura escassa, foi feito um estudo acerca da transferência do Bolsa Escola brasileiro para o Equador. Foi possível verificar a aderência das teorias debatidas nos primeiros capítulos, com a análise dos agentes principais, o contexto em que aconteceu a transferência, e o resultado do processo que gerou o programa equatoriano Beca Escolar. Com as características principais destacadas, do caso ilustrativo, é desenvolvido uma análise que realce os pontos relevantes do policy transfer, do lesson drawing, e as teorias institucionalistas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Politicas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politicas publicas - Modelos - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Politicas publicas - Equador | - |
Título: dc.title | Teorias de transferência de políticas públicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: