Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Razzolini Filho, Edelvino | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Maxiliano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:54:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:54:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25893 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta dissertação investiga-se a possibilidade do uso de uma metodologia de criação de significados a partir da utilização da linguagem visual em organizações que integram redes de valor. Primeiramente, buscou-se identificar na literatura os processos que levam as organizações a criar e gerar significados às suas informações e analisar como a linguagem visual pode contribuir para a criação e geração de significados. A partir desse entendimento é apresentada a facilitação gráfica, metodologia que concatena informações e mensagens visuais como forma para criar e gerar significados para as informações nas organizações. A pesquisa, delineada como bibliográfica, documental e pesquisa-ação, foi aplicada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná, Departamento Regional – SENAI DR, em duas áreas funcionais: SENAI Educação Profissional e Empresas. Durante a realização da pesquisa-ação foi proposta a linguagem visual com o intuito de analisar a possibilidade de sua utilização como elemento para a criação e geração de significados com a utilização da facilitação gráfica, sendo essa aplicada em mapas de processos do SENAI DR, que originaram painéis gráficos referentes às atividades das áreas estudadas. Como resultado observou-se que a utilização da linguagem visual, aliada à facilitação gráfica, pode auxiliar as organizações a criarem contextos interpretados e que de forma simples e direta possibilita a interpretação de informações. A partir desse ambiente interpretado, podem-se gerar novos entendimentos para as informações e, assim, criar novos contextos organizacionais. A metodologia proposta para criar e gerar significados em organizações que integram redes de valor pode ser uma ferramenta facilitadora desse processo, sendo pautada por três etapas: interpretação, seleção e retenção. É colocada em prática pela facilitação gráfica e tem como base o processo de criação de significados em organizações alinhado às características e aos elementos da linguagem visual. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes de informação | - |
Título: dc.title | Proposta de uma metodologia de criação de significados a partir da utilização da linguagem visual em organizações que integram redes de valor. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: