Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Razzolini Filho, Edelvino | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Lourença Santiago | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:16:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:16:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25879 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25879 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Teve como objetivo analisar a criação e a partilha do conhecimento em empreendimentos praticantes de economia solidária a partir da realização de um estudo de caso único desenvolvido na Associação das Padarias Comunitárias Fermento na Massa, sediada no município de Curitiba. A população estudada é composta pelo grupo gestor da Associação, formado por educadores sociais, assessores e representantes de cada padaria ou unidade de produção. Os dados foram coletados pela técnica de observação, da realização de entrevistas estruturadas e da aplicação de questionários. O objetivo principal se desdobrou em 5 objetivos específicos: análise do papel da informação no processo de criação do conhecimento; caracterização dos empreendimentos praticantes de economia solidária; identificação e análise dos elementos físicos e cognitivos que impactam a criação e a partilha do conhecimento e a apresentação da metodologia utilizada na criação e na partilha do conhecimento no âmbito do empreendimento estudado. As informações coletadas apontaram para a importância da diversidade cultural, da motivação em aprender e em partilhar informações e conhecimento, do bom relacionamento entre os membros, da importância do objetivo da organização, dos valores cultivados, da forma gestão, das práticas sociais, do processo produtivo, do ambiente, da cultura organizacional e dos treinamentos e capacitações para a criação e a partilha do conhecimento no âmbito do empreendimento estudado. Constatou-se que nesse âmbito, a informação é utilizada principalmente para a resolução de problemas e que o CEFURIA supre as necessidades informacionais da Associação. Verificou-se a predominância do conhecimento tácito, não estruturado, pessoal e de senso comum, e que a criação do conhecimento se dá principalmente pela conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito – socialização. As fases de criação do conhecimento identificadas foram: compartilhamento de conhecimento tácito; a criação de conceitos; a justificação dos conceitos e construção de protótipos. O compartilhamento do conhecimento se dá pela observação direta, pela experimentação e comparação e pela execução conjunta. O empreendimento estudado apresentou todos os critérios necessários para que exista criação e partilha do conhecimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Associações comunitarias - Serviços de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia solidária | - |
Título: dc.title | Criação e partilha do conhecimento em empreeendimentos de economia solidária | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: