Criação e partilha do conhecimento em empreeendimentos de economia solidária

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRazzolini Filho, Edelvino-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Lourença Santiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:16:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:16:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25879-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25879-
Descrição: dc.descriptionResumo: Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Teve como objetivo analisar a criação e a partilha do conhecimento em empreendimentos praticantes de economia solidária a partir da realização de um estudo de caso único desenvolvido na Associação das Padarias Comunitárias Fermento na Massa, sediada no município de Curitiba. A população estudada é composta pelo grupo gestor da Associação, formado por educadores sociais, assessores e representantes de cada padaria ou unidade de produção. Os dados foram coletados pela técnica de observação, da realização de entrevistas estruturadas e da aplicação de questionários. O objetivo principal se desdobrou em 5 objetivos específicos: análise do papel da informação no processo de criação do conhecimento; caracterização dos empreendimentos praticantes de economia solidária; identificação e análise dos elementos físicos e cognitivos que impactam a criação e a partilha do conhecimento e a apresentação da metodologia utilizada na criação e na partilha do conhecimento no âmbito do empreendimento estudado. As informações coletadas apontaram para a importância da diversidade cultural, da motivação em aprender e em partilhar informações e conhecimento, do bom relacionamento entre os membros, da importância do objetivo da organização, dos valores cultivados, da forma gestão, das práticas sociais, do processo produtivo, do ambiente, da cultura organizacional e dos treinamentos e capacitações para a criação e a partilha do conhecimento no âmbito do empreendimento estudado. Constatou-se que nesse âmbito, a informação é utilizada principalmente para a resolução de problemas e que o CEFURIA supre as necessidades informacionais da Associação. Verificou-se a predominância do conhecimento tácito, não estruturado, pessoal e de senso comum, e que a criação do conhecimento se dá principalmente pela conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito – socialização. As fases de criação do conhecimento identificadas foram: compartilhamento de conhecimento tácito; a criação de conceitos; a justificação dos conceitos e construção de protótipos. O compartilhamento do conhecimento se dá pela observação direta, pela experimentação e comparação e pela execução conjunta. O empreendimento estudado apresentou todos os critérios necessários para que exista criação e partilha do conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAssociações comunitarias - Serviços de informação-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia solidária-
Título: dc.titleCriação e partilha do conhecimento em empreeendimentos de economia solidária-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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