Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Janzen, Henrique Evaldo, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Storck, Damaris Fabiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25868 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2011 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 105-107 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma analise intercultural do livro didatico de lingua inglesa, \Keep in mind., aprovado pelo PNLD . 2011. Esta analise esta centrada especificamente em um objetivo: Identificar no livro didatico momentos que evidenciam os processos de deslocamento cultural das autoras durante a elaboracao do livro, para entao entender suas relacoes, mediante os criterios avaliativos do PNLD, verificando, principalmente, se podem ser demarcadas no livro didatico, a propagacao de outras vozes que nao sao apenas as das autoras. As tres categorias de analise utilizadas neste trabalho . duplicacao do outro, construcoes hibridas e exotopia . expressam os movimentos de aproximacao das autoras com a cultura escolar e estao baseadas nos trabalhos de Janzen (2005) que produz um dialogo entre Bakhtin e a interculturalidade. Foram analisados e selecionados fragmentos do manual do professor, da assessoria pedagogica e das atividades do livro, por meio dos quais foi possivel identificar a demarcacao das vozes propagadas nos enunciados produzidos pelas autoras no livro didatico. Este estudo constata a elaboracao de um livro mediado por um discurso hibrido, proveniente da relacao autor X PNLD. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents an intercultural analysis of the English textbook \Keep in mind. approved by PNLD-2011. The aim of this work is identify some evidence of the author es cultural dislocation during the book es elaboration, to understand the relations between the authorship and the evaluate criterions and to verify if can be demarcated the propagations of the other voices in the book. The categories of analysis used in this paper - duplication of the other, hybrid constructions and exotopy . express the movements of the approximation between authors and school culture and is based in Janzen es work that produce a dialog between Bakhtin and interculturalism. Was analyzed some fragments of the teacher es manual, pedagogical support and activities of the book, through these was possible to identify the demarcation of the other voices propagated in the author es speeches. This study evidence the elaboration of the book mediated by a hybrid speech deriving from the relation of authors X PNLD | - |
Formato: dc.format | 115 f. : il. [algumas color.]; grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Influências inglesas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Autoria, autonomia e algumas intervenções : uma análise intercultural do livro didático Keep in mind a partir das concepções bakhtinianas da linguagem. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: