A intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração em ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lauro Brito de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Contabilidade-
Autor(es): dc.creatorHecke, Adriana Paffrath-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:24:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:24:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25849-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25849-
Descrição: dc.descriptionResumo: Empreender pode significar transformação econômica pessoal e social. Um local apropriado para constatação do desejo latente de empreender são as Instituições de Ensino Superior, em especial as voltadas para o gerenciamento, como nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Curitiba tem 55 IES que oferecem pelos menos um dos dois cursos e formam mais de 10.000 alunos por período. Em virtude disso, torna-se relevante investigar as diferenças no perfil empreendedor dos alunos concluintes dos cursos citados, bem como os fatores que influenciam a intenção empreendedora desses estudantes. O comportamento foi analisado com base na Theory of Planned Behavior (TPB – Teoria do Planejamento do Comportamento), que descreve uma série de fatores que podem influenciar a intenção comportamental dos pesquisados. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva do tipo survey, utilizando questionários estruturados, uma amostra não probabilística foi retirada de uma população para realização da pesquisa e quanto ao processo, quantitativa, por coletar dados numéricos e examinar e refletir sobre as percepções para se obter entendimento das atividades sociais e humanas. Para as inferências foram realizados testes estatísticos de análise fatorial, para excluir variáveis pouco influentes, regressão linear, para verificar o quanto cada variável poderia explicar a intenção empreendedora dos respondentes e finalmente foi utilizado o teste de hipóteses não paramétrico de Mann-Whitney para comparação das médias obtidas nos dois cursos. Após os testes foi realizada análise dos resultados para responder a questão de pesquisa acerca da existência de diferenças no perfil empreendedor dos alunos concluintes dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleA intenção empreendedora dos alunos concluintes dos cursos de graduação em administração em ciências contábeis das instituições de ensino superior de Curitiba - PR.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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