Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vergilio, Silvia Regina, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Emer, Maria Cláudia Figueiredo Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Árias, João Carlos Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:04:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:04:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25833 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25833 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No desenvolvimento de software frequentemente é necessário validar a especificação dos dados do sistema, geralmente descrita por esquemas. O esquema de dados define a estrutura lógicae os relacionamentos entre os dados manipulados e armazenados por aplicações de software. Para auxiliar a detectar defeitos em esquemas e garantir a integridade dos dados por eles definidos, foi proposta uma abordagem de teste baseada em defeitos, denominada Análise de Instâncias de Dados Alternativas (AIDA). Na abordagem AIDA, uma instância de dados associada ao esquema em teste sofre alterações simples gerando instâncias de dados alternativas. A Análise de Instâncias de Dados Alternativas (AIDA) pode ser aplicada no teste de diferentes tipos de esquema, desde que o mesmo seja representado de acordo com um modelo formal. Apesar de existirem trabalhos na literatura que utilizam informações do esquema para testar as aplicações, a maioria não considera os possíveis efeitos presentes no esquema para gerar os dados de teste. Esses defeitos podem ocasionar falhas na aplicação e, considerando esse fato, este trabalho explora a utilização da AIDA no teste de aplicações que utilizam esquemas de dados, introduzindo estratégias de uso em dois contextos de aplicação: aplicações de banco de dados relacional e aplicações que utilizam Serviços Web. Para validar as estratégias em ambos contextos foram realizados experimentos em aplicações reais. Os resultados obtidos são analisados e verifica-se que a abordagem utilizada foi eficaz em revelar não somente defeitos de esquema, mas também defeitos relacionados à própria aplicação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Validação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Testes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banco de dados relacionais | - |
Título: dc.title | Teste de aplicações baseado em análise de instâncias de dados alternativas. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: