Fatores motivadores do empreendedorismo que influenciam nas decisões de conteúdo estratégico nas empresas da Cidade de Foz do Iguaçu.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBulgacov, Sergio, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorVicenzi, Siomara Elias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:17:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:17:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25800-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25800-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sergio Bulgacov-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba,15/04/2011-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 94-100-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações-
Descrição: dc.descriptionResumo: O tema empreendedorismo é bastante difundido atualmente, porém os fatores motivadores aliados ao conteúdo estratégico é um tema pouco explorado, por isso contribuições para a teoria e a prática são ainda necessárias. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores motivadores do empreendedorismo que influenciaram nas decisões de conteúdo estratégico nas empresas da cidade de Foz do Iguaçu. Foi utilizada pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e estratégia do tipo levantamento. Os resultados mostraram que as características pessoais que mais se destacaram foram: determinação, vontade/motivação e coragem/ousadia. A maioria está em seu primeiro empreendimento e prevalece a atuação no ramo de serviços. Os empreendedores obtêm as informações sobre o mercado, principalmente através de clientes e fornecedores, pesquisa de mercado e participação nas associações do ramo. Para a tomada de decisões, os empreendedores atuam de acordo com a demanda de mercado e no planejamento estratégico. As estratégias mais utilizadas para competir no mercado, foram: criar um diferencial competitivo, investir no atendimento e no marketing boca a boca. Os principais fatores motivadores que influenciaram na escolha de produtos/serviços foram: conhecimento teórico/formação, experiência prévia no ramo e sociedade com pessoas mais experientes; e os principais fatores motivadores quanto a abrir um negócio foram: oportunidade no mercado, realização profissional e o desejo de independência. As mudanças nos negócios tiveram como fatores motivadores o fato de ter detectado outra oportunidade mais atrativa no mercado, avanços da tecnologia e o dinamismo da sociedade. Quanto aos empreendimentos que sofreram algum tipo de mudança em seus negócios, prevaleceu a mudança no modo de atuar no mercado. Entre os empreendedores motivados pelo conhecimento teórico/ formação, o principal fator motivador para abrir o negócio foi a realização profissional, porém, para os que tinham experiência prévia ou buscaram constituir sociedade com pessoas mais experientes, o principal fator motivador foi ter visto uma oportunidade no mercado.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Entrepreneurship is a widespread issue today, but the motivating factors combined with the strategic content is a relatively unexplored subject, so contributions to the theory and practice are needed. The aim of this study was to examine the motivating factors influencing entrepreneurship in decisions on strategic content companies in Foz do Iguassu city. It was used descriptive research, quantitative and brand strategy review. The results showed that the personal characteristics that stood out were: determination, desire / motivation and courage / boldness. Most are in their first venture and the prevailing activity in the service business. Entrepreneurs get information on the market, mainly through customers and suppliers, market research and participation in industry associations. For making decisions, entrepreneurs act according to market demand and strategic planning. The most used strategies to compete in the market were: creating a competitive, investing in customer service and word of mouth marketing. The main motivating factors that influenced the selection of products / services were: theoretical knowledge and training, previous experience in business and society with more experienced people, and the main motivating factors as to start a business were: market opportunity, job satisfaction and desire independence. As for enterprises that have undergone some change in its business, the prevailing change in the way of acting in the market. Among entrepreneurs motivated by theoretical knowledge and training, the main motivating factor for the business was open to professional achievement, but for those who had prior experience or sought a partnership deal with more experienced people, the main motivating factor was that he saw a market opportunity.-
Formato: dc.format119f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subject658.421-
Título: dc.titleFatores motivadores do empreendedorismo que influenciam nas decisões de conteúdo estratégico nas empresas da Cidade de Foz do Iguaçu.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.