
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Sarruf, Patricia Giselle | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25792 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25792 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Helena de Fátima Nunes Silva | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 01/03/2011 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Dissertação sobre comunidades virtuais e sua relação com as comunidades de prática. Analisa se as comunidades virtuais que utilizam ferramentas colaborativas se constituem em comunidades de prática e contribuem no processo de troca e compartilhamento de conhecimentos no âmbito das micro e pequenas empresas. Pesquisa qualitativa e descritiva, utiliza entrevistas narrativas e observação em três comunidades virtuais (Rede Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Grupo Gestão de Restaurantes e Comunidade Agentes Locais de Inovação). Com base na observação, apoiada em um roteiro, elabora um diagnóstico dos grupos; observa, descreve e analisa o domínio, a prática e as pessoas das comunidades virtuais, estabelecendo as interações com a teoria de Comunidades de Prática (CoPs) segundo Wenger (1998). Verifica, pela observação realizada, que os grupos têm características comuns à CoPs e que a moderação destes é necessária para que os usuários mantenham o foco da comunidade. A análise das entrevistas narrativas, realizadas por e-mail e vídeo, aponta as contribuições das ferramentas colaborativas à criação de CoPs e a geração de conhecimento. Conclui que as ferramentas colaborativas possibilitam a troca de conhecimentos, pois propiciam a interação, permitem à narrativa e troca de experiências, o compartilhamento do conhecimento tácito para outro conhecimento tácito, promovendo assim a socialização, porém, a dedicação do usuário é imprescindível. As comunidades de prática virtuais, sendo bem coordenadas e utilizando ferramentas colaborativas propícias às necessidades de comunicação dos empresários podem fazer com que estes troquem conhecimentos e evoluam em suas atividades. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Dissertation about virtual communities and their relation to the communities of practice. It analyzes if virtual communities that use collaborative tools constitute themselves communities of practice and contribute on the process of sharing information and knowledge on scope of small businesses. This descriptive and qualitative research uses narrative interviews and observation from three virtual communities (Rede Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Grupo Gestão de Restaurantes e Comunidade Agentes Locais de Inovação). Based on observation and supported by a check list it elaborates a diagnostic of these groups; it observes, describes and analyzes the domain, practices and the people from the virtual communities establishing beyond, the interactions with the theory of the Communities of Practice (CoPs) according to Wenger (1998). It verifies, from the observation performed, that these groups have similar characteristics to the CoPs and that is required the moderation of these groups, so the users can keep focus on the community. The analysis of the narrative interviews, made by e-mail and video, points out the contribution of collaborative tools to create the CoPs and the knowledge creation. It concludes that the ollaborative tools enable the knowledge exchange, because they provide the interaction, allow the narrative and the experience exchange, the sharing of the tacit knowledge with another tacit knowledge, promoting the socialization, however, the businessmen dedication is the key to this process. Th virtual communities of practice, when well coordinated and using the collaborative tools in a proper way to fulfill the needs of businessmen communication may help them to exchange knowledge and improve their activities. | - |
| Formato: dc.format | 127f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pequenas e médias empresas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de recursos de informação | - |
| Título: dc.title | Comunidades de prática e suas contribuições no processo de troca e criação de conhecimentos no âmbito das micro e pequenas empresas : o papel das ferramentas colaborativas da web | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: