Estratégias de inovação de firmas líderes na indústria de papel cartão.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHigachi, Hermes Yukio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico-
Autor(es): dc.creatorPaula, Adriane de Fátima Queji de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25753-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25753-
Descrição: dc.descriptionResumo: A produção brasileira de papel cartão representa atualmente 8% do total produzido pelo setor de papel. A maior parte da produção é destinada ao mercado interno. O setor é altamente concentrado, as quatro maiores empresas (CR4) detêm 83,7% da capacidade produtiva e o grau de desigualdade (HH4) entre o tamanho das empresas está aumentando. As empresas líderes de mercado buscam através da diferenciação de seus produtos alcançar novos mercados no Brasil e no exterior e apresentam estrutura formalizada de pesquisa e desenvolvimento (P&D), destinando recursos anuais para esse fim e adotam estratégia de lançar novos produtos regularmente. Foi evidenciado nas empresas líderes diferentes formas de aprendizado tecnológico: learning by doing, learning by using, learning by interacting, learning by searching e learning by learn. Com relação à estratégia de inovação das empresas líderes, a empresa “A” se aproxima do inovador ofensivo onde são muito fortes todas as funções técnicas e científicas propostas por Freeman e Soete, com exceção da função patente e a empresa “B” se aproxima do inovador defensivo, sendo muito forte: desenvolvimento experimental, engenharia de projeto, controle de qualidade e engenharia de produção, serviços técnicos, previsão de longo prazo e planejamento de produção.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleEstratégias de inovação de firmas líderes na indústria de papel cartão.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.