
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cifuentes Vasquez, José Carlos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Janzen, Elen Andrea | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25747 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25747 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. José Carlos Cifuentes | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Defesa: Curitiba, 30/03/2011 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls.126-130 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo:Esta pesquisa visa a trabalhar com provas em geometria em um ambiente dinâmico da perspectiva do papel do professor de ensino superior, em seu papel de formador do pensamento matemático. Assim, num primeiro momento apresentamos uma discussão sobre o que é o pensamento matemático e o que se entende por provas, que são vistas como um processo e não apenas um resultado formal. Na seqüência, se aborda o conhecimento geométrico num ambiente dinâmico, e como as potencialidades do software contribuem para a construção de provas e do pensar matematicamente. Feita esta discussão, pode-se falar no papel do professor neste contexto, e apresentamos um estudo prático que tem como finalidade compreender, através de uma análise descritiva, este novo papel do professor frente às tecnologias onde ele não é mais o único detentor do conhecimento, mas passa a ser um orientador das atividades do aluno. Apresentamos então, com base na análise descritiva, algumas categorias do tipo de intervenção que o professor realiza enquanto orienta o aluno na construção de uma prova num ambiente dinâmico. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to work with proofs in geometry in a dynamic environment of the perspective of the role of the university teacher, in his formative role of the mathematical thinking. So, at first we present a discussion about the mathematical thinking and what is understood by proofs, which are seen as a process and not just a formal result. In the sequence, the geometrical knowledge is approached in a dynamic environment, looking into how the potentialities of the software contribute to the construction of proofs and the mathematical thinking. After this discussion it is possible to talk about the teacher’s role in this context, so present an empirical study that has as a goal to understand, through a descriptive analysis, this new role of the teacher when working with technologies where he is no longer the only holder of knowledge but is now an advisor of the student’s activities. We present, based on the descriptive analysis, some categories of the type of intervention that the teacher carries out while orientating the student in the construction of proofs in a dynamic geometry environment. | - |
| Formato: dc.format | 194 f. : il.; garfs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | O papel do professor na formação do pensamento matemático de estudantes durante a construção de provas em um ambiente de geometria dinâmica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: