Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Bornatto, Suzete de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25737 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25737 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcus Aurélio Taborda de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/02/2011 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O ensino de português no Brasil entre 1944 e 1980 é analisado a partir de obras didáticas de três gerações de professores que atuaram tanto no ensino básico como no superior no estado do Paraná. As obras tiveram circulação nacional: a coleção Português Ginasial, do filólogo e pesquisador de línguas indígenas Rosário Mansur Guérios; a coleção "Nossa Língua", dos linguistas Eurico Back e Geraldo Mattos, criadores da "Gramática Construtural da Língua Portuguesa"; e "Português Atual – leitura e redação", dos linguistas Carlos Alberto Faraco e David Mandryk. A metodologia de análise consistiu em cotejar esses livros com outras coleções ou obras de cada época, considerando prescrições programáticas e materiais para orientação dos professores, procurando investigar simultaneamente a constituição da disciplina, a partir do conceito de tradição seletiva de Raymond Williams, e as singularidades dos projetos de ensino, sua intenção manifesta de inovação e rompimento com a tradição, materializados nos livros didáticos. Os livros didáticos foram considerados como lugar de autoria, com base em extensão do conceito desenvolvido por Bakhtin: o autor como organizador e orquestrador de diferentes vozes sociais. A análise incidiu sobre a seleção de textos e autores, as atividades de leitura, o ensino sobre a língua e as propostas de produção textual, revelando peculiaridades de cada obra, assim como o impacto da renovação pedagógica trazida pelas teorias da aprendizagem. As conclusões permitem relativizar afirmações correntes sobre a história da disciplina, quanto à sua falta de cientificidade, de atualidade e sua desvinculação dos estudos linguísticos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: L.enseignement du portugais au Bresil entre 1940 et 1980 est analyse a partir d.oeuvres didactiques de trois generations de professeurs qui ont travaille dans l.enseignement de base ainsi que dans l¢¥enseignement superieur dans l¢¥Etat du Parana. Ces oeuvres ont eu une circulation nationale: la collection ¡°Portugues Ginasial¡±, du philologue et chercheur en langues indigenes Rosario Mansur Guerios; la collection ¡°Notre langue¡±, des linguistes Eurico Back et Geraldo Mattos, createurs de la ¡°Gramatica Construtural da Lingua Portuguesa¡±; et ¡°Portugues Atual - leitura e redacao¡±, des linguistes Carlos Alberto Faraco et David Mandryk. La methodologie de l.analyse a consiste a comparer ces livres a d.autres collections ou oeuvres de chaque epoque, en prenant en consideration les prescriptions programmatiques et les materiels pour l.orientation des enseignants, en voulant rechercher simultanement la constitution de la discipline, a partir du concept de tradition selective de Raymond Williams, et les singularites des projets .enseignement, leur intention manifeste d¢¥innovation et de rupture avec la tradition, materialises dans les manuels scolaires. Ces manuels ont ete consideres comme ¡°lieu d¢¥auteur¡°, a partir du concept developpe par Bakhtine: l.auteur en tant qu.organisateur et orchestrateur de differentes voix sociales. L.analyse s.est intensifiee sur la selection de textes et d.auteurs, les activites de lecture, l¢¥enseignement sur a langue et les propositions de production textuelle, tout en revelant des singularites de chaque oeuvre, tout comme l.impact du renouveau pedagogique apporte par les theories d.apprentissage. Les conclusions permettent de relativiser des affirmations courantes sur l.histoire de la discipline, quant a son manque de scientificite, d.actualite et aussi quant a son manque de lien avec les etudes linguistiques. | - |
Formato: dc.format | 229 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português - Estudo e ensino - Paraná - 1944 -1980 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português - Livros didaticos - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A tradição e os singulares : o ensino de português proposto em livros didáticos por professores universitários do Paraná (1944 a 1980) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: