Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Balbinot, Zandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Autor(es): dc.creator | Remonato, Roberto Luiz Custódio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:23:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:23:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25689 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25689 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Zandra Balbinot | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : 2011 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração : Estratégia e organizações | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por finalidade verificar como a distância tecnológica influencia na adoção de novas tecnologias no sistema de ensino de uma Instituição de Ensino Superior de um país em vias de desenvolvimento industrial (PVDI). A pesquisa foi desenvolvida em uma IES com sede na Europa e com filial no Brasil, no estado do Paraná. Para verificar estas distâncias utilizaram-se, em termos macro ambientais, a estrutura de distâncias CAGE, desenvolvida por Pankaj Ghemawat (2007); e em termos micro ambientais, a definição de Capacidade de Absorção de Cohen e Levinthal (1990), através do modelo desenvolvido por Zahra e George (2002). No aspecto macro ambiental, utilizando a estrutura CAGE, procurou-se captar a percepção do corpo administrativo, docente e diretivo da IES quanto à influência de aspectos culturais, administrativos / políticos, geográficos e econômicos de uma adoção tecnológica genérica. No aspecto micro ambiental, procurou-se captar a percepção, do mesmo grupo de pessoas, quanto à influência de fatores nas fases de aquisição, assimilação, transformação e exploração de uma nova tecnologia. Neste aspecto (micro ambiental) foram exploradas duas situações, sendo uma genérica e outra específica, no caso a troca de sistema Acadêmico da IES. Como resultados foram encontrados vários aspectos que podem interferir em um processo de internacionalização de um país desenvolvido industrialmente (PDI) para um país em vias de desenvolvimento industrial (PVDI) e que, certamente, devem ser devidamente considerados e tratados. O trabalho consiste da etapa de diagnóstico da situação atual e termina lançando indicações de futuras pesquisas; bem como de um cronograma das demais etapas do processo da metodologia de pesquisa-ação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to determine how the technology gap influences the adoption of new technologies in the education system of an IES. This IES is headquartered in Europe and has a subsidiary in Brazil, in the state of Parana and it’s a part of a country in the process of industrial development (PVDI). To verify these distances, it was used, in macro environmental aspects, the CAGE structure of distances, which was developed by Pankaj Ghemawat (2007), and in micro environmental aspects, the definition of Absorption Capacity of Cohen and Levinthal (1990), through a model developed by Zahra and George (2002). In the macro environmental aspects, using the CAGE framework, it was aimed to capture the perception of the staff, and direction of the IES, and the influence of cultural, administrative / political, geographic, and economics aspects of a generic technological adoption. In the micro environmental aspects, it was aimed to capture the perception of the same group of people, as for the influence of acquisition, assimilation, transformation and exploration phases of new technology. In this case (micro environment), two situations were explored, one being generic and the other specific (the exchange of IES's Academic System). As results, many aspects were found that may intervene in an internationalization process from an industrially developed country (PDI) for a country in the process of industrial development (PVDI) that must be properly considered and treated. This work consists of the diagnosis of the current situation and ends by providing referrals for future researches, as well as provides a timetable of further phases of action research methodology process. | - |
Formato: dc.format | 159f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Inovações tecnologicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transferencia de tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | 658.4063 | - |
Título: dc.title | A distância tecnológica na adoção de novas tecnologias no sistema de ensino de uma instituição de ensino superior em um país em vias de desenvolvimento industrial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: