A vivência em cuidado domiciliar na graduação em enfermagem

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Autor(es): dc.contributorLacerda, Maria Ribeiro, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-
Autor(es): dc.creatorHermann, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/25637-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25637-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Ribeiro Lacerda-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa: Curitiba, 21/02/2011-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Prática profissional de enfermagem-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem indicam que a formação de enfermeiros tem por objetivo capacitá-los para atuar em diferentes cenários da prática profissional. Com a expansão do Cuidado Domiciliar (CD) nas esferas pública e privada, evidencia-se a necessidade de formar enfermeiros aptos para atuar nessa área. Assim, os objetivos desta pesquisa foram interpretar como o cuidado domiciliar à saúde é vivenciado nas aulas teóricas, práticas, estágios e trabalhos pelos docentes e discentes da graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR); desenvolver um modelo teórico que contemple essa vivência e propor estratégias de aprimoramento dos conteúdos e práticas de cuidado domiciliar à saúde ministrados na graduação em Enfermagem da UFPR. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou como método a Teoria fundamentada nos Dados. Para construção do modelo teórico, foram entrevistados três grupos amostrais. O primeiro grupo foi composto por cinco acadêmicos do último ano da graduação em Enfermagem que tiveram 40 horas/aula de CD; o segundo foi formado por três acadêmicos do último ano da graduação em Enfermagem que tiveram 70 horas/aula de CD; e o terceiro grupo amostral foi composto por cinco docentes que ministram conteúdos relacionados ao CD. Ao todo foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas. A coleta e análise simultânea dos dados permitiram interpretar o fenômeno "A vivência em Cuidado Domiciliar na graduação em Enfermagem", que tem como categoria central "Vivenciando o Cuidado Domiciliar na graduação em Enfermagem". As causas do fenômeno foram explicitadas na categoria "Aproximando-se do Cuidado Domiciliar"; as estratégias, na categoria "Desenvolvendo o processo ensino aprendizagem do Cuidado Domiciliar"; as condições intervenientes, na categoria "Deparando-se com nuances do Cuidado Domiciliar"; e as consequências, nas categorias "Ampliando os conhecimentos relacionados ao Cuidado Domiciliar" e "Propondo estratégias para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem do Cuidado Domiciliar"; e o contexto em que o fenômeno ocorreu foi explicitado na categoria "Compreendendo o Cuidado Domiciliar no sistema de saúde". O modelo teórico construído permitiu visualizar que ao existir uma carga horária específica para o ensino do CD ampliam-se os conhecimentos dos acadêmicos nessa área. Assim, este estudo possibilita um direcionamento às Instituições de Ensino Superior que pretendem inserir o CD em seus currículos ao compartilhar a vivência em CD na graduação em Enfermagem da UFPR e demonstrar suas potencialidades e fragilidades, entretanto, devem ser consideradas as limitações existentes na vivência citada e a realidade de cada instituição, com o intuito de aperfeiçoar novas iniciativas, o que demonstra a necessidade de constantes pesquisas na área.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The precepts of the National Curricular Guidelines of the Nursing degree course indicate that the nurses' formation has for objective to qualify them to perform in different sceneries of the professional practice. With the expansion of the Home Care (HC) in the public and private spheres, the need of forming capable nurses to perform in that area is evidenced. Therefore, the objectives of this research were to interpret how the health home care is experienced in the theoretical classes, practices, trainees, teachers and students works of the Federal University of Paraná (UFPR) Nursing Graduation; to develop a theoretical model that contemplates this experience and to propose contents improvement strategies and health home care practices to minister in the UFPR Nursing graduation. It is about qualitative research that uses as a method the Theory Based in the Data. For the theoretical model construction, three sample groups were interviewed. The first group was composed by five students of the last academic year of the Nursing graduation that had 40 class hours of HC; the second was formed by three students of the last academic year of the Nursing graduation that had 70 class hours of HC; and the third sample group was composed by five professors that minister contents related to the Home Care (HC). After all 13 semi-structured interviews were accomplished. The collect and simultaneous analysis of the data allowed to interpret the phenomenon "The experience in Home Care in the Nursing graduation", that has as central category "Living the Home Care in the Nursing graduation". The causes of the phenomenon were explicit in the category "Approaching to the Home Care"; the strategies, in the category "Developing the process teaching-learning of the Home Care"; the intervening conditions, in the category "Coming across nuances of the Home Care"; and the consequences, in the categories "Enlarging the knowledge related to the Home Care" and "Proposing strategies for the Home Care teaching-learning process improvement"; and the context where the phenomenon happened was explicit in the category "Understanding the Home Care in the health system". The theoretical model built allowed to visualize that when a specific workload exist for the teaching of the HC, the academics' knowledge are enlarged in that area. Therefore, this study makes possible a directional to the Institutions of Graduation that intend to insert the HC in their curriculum when sharing the existence in HC in the Nursing graduation of the UFPR and to demonstrate their potentialities and fragilities, however, should be considered the existent limitations in the mentioned experience and the reality of each institution with the intention of improving new initiatives, what demonstrates the need of constants researches in the area.-
Formato: dc.format122f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados domiciliares de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência domiciliar-
Título: dc.titleA vivência em cuidado domiciliar na graduação em enfermagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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