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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lacerda, Maria Ribeiro, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Saúde. Programa de Pós-Graduaçao em Enfermagem | - |
Autor(es): dc.creator | Hermann, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:33:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:33:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25637 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25637 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem indicam que a formação de enfermeiros tem por objetivo capacitá-los para atuar em diferentes cenários da prática profissional. Com a expansão do Cuidado Domiciliar (CD) nas esferas pública e privada, evidencia-se a necessidade de formar enfermeiros aptos para atuar nessa área. Assim, os objetivos desta pesquisa foram interpretar como o cuidado domiciliar à saúde é vivenciado nas aulas teóricas, práticas, estágios e trabalhos pelos docentes e discentes da graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR); desenvolver um modelo teórico que contemple essa vivência e propor estratégias de aprimoramento dos conteúdos e práticas de cuidado domiciliar à saúde ministrados na graduação em Enfermagem da UFPR. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou como método a Teoria fundamentada nos Dados. Para construção do modelo teórico, foram entrevistados três grupos amostrais. O primeiro grupo foi composto por cinco acadêmicos do último ano da graduação em Enfermagem que tiveram 40 horas/aula de CD; o segundo foi formado por três acadêmicos do último ano da graduação em Enfermagem que tiveram 70 horas/aula de CD; e o terceiro grupo amostral foi composto por cinco docentes que ministram conteúdos relacionados ao CD. Ao todo foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas. A coleta e análise simultânea dos dados permitiram interpretar o fenômeno “A vivência em Cuidado Domiciliar na graduação em Enfermagem”, que tem como categoria central “Vivenciando o Cuidado Domiciliar na graduação em Enfermagem”. As causas do fenômeno foram explicitadas na categoria “Aproximando-se do Cuidado Domiciliar”; as estratégias, na categoria “Desenvolvendo o processo ensino aprendizagem do Cuidado Domiciliar”; as condições intervenientes, na categoria “Deparando-se com nuances do Cuidado Domiciliar”; e as consequências, nas categorias “Ampliando os conhecimentos relacionados ao Cuidado Domiciliar” e “Propondo estratégias para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem do Cuidado Domiciliar”; e o contexto em que o fenômeno ocorreu foi explicitado na categoria “Compreendendo o Cuidado Domiciliar no sistema de saúde”. O modelo teórico construído permitiu visualizar que ao existir uma carga horária específica para o ensino do CD ampliam-se os conhecimentos dos acadêmicos nessa área. Assim, este estudo possibilita um direcionamento às Instituições de Ensino Superior que pretendem inserir o CD em seus currículos ao compartilhar a vivência em CD na graduação em Enfermagem da UFPR e demonstrar suas potencialidades e fragilidades, entretanto, devem ser consideradas as limitações existentes na vivência citada e a realidade de cada instituição, com o intuito de aperfeiçoar novas iniciativas, o que demonstra a necessidade de constantes pesquisas na área. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | A vivência em cuidado domiciliar na graduação em enfermagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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