A vivência em cuidado domiciliar na graduação em enfermagem

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Autor(es): dc.contributorLacerda, Maria Ribeiro, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Saúde. Programa de Pós-Graduaçao em Enfermagem-
Autor(es): dc.creatorHermann, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:33:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:33:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/25637-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25637-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem indicam que a formação de enfermeiros tem por objetivo capacitá-los para atuar em diferentes cenários da prática profissional. Com a expansão do Cuidado Domiciliar (CD) nas esferas pública e privada, evidencia-se a necessidade de formar enfermeiros aptos para atuar nessa área. Assim, os objetivos desta pesquisa foram interpretar como o cuidado domiciliar à saúde é vivenciado nas aulas teóricas, práticas, estágios e trabalhos pelos docentes e discentes da graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR); desenvolver um modelo teórico que contemple essa vivência e propor estratégias de aprimoramento dos conteúdos e práticas de cuidado domiciliar à saúde ministrados na graduação em Enfermagem da UFPR. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou como método a Teoria fundamentada nos Dados. Para construção do modelo teórico, foram entrevistados três grupos amostrais. O primeiro grupo foi composto por cinco acadêmicos do último ano da graduação em Enfermagem que tiveram 40 horas/aula de CD; o segundo foi formado por três acadêmicos do último ano da graduação em Enfermagem que tiveram 70 horas/aula de CD; e o terceiro grupo amostral foi composto por cinco docentes que ministram conteúdos relacionados ao CD. Ao todo foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas. A coleta e análise simultânea dos dados permitiram interpretar o fenômeno “A vivência em Cuidado Domiciliar na graduação em Enfermagem”, que tem como categoria central “Vivenciando o Cuidado Domiciliar na graduação em Enfermagem”. As causas do fenômeno foram explicitadas na categoria “Aproximando-se do Cuidado Domiciliar”; as estratégias, na categoria “Desenvolvendo o processo ensino aprendizagem do Cuidado Domiciliar”; as condições intervenientes, na categoria “Deparando-se com nuances do Cuidado Domiciliar”; e as consequências, nas categorias “Ampliando os conhecimentos relacionados ao Cuidado Domiciliar” e “Propondo estratégias para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem do Cuidado Domiciliar”; e o contexto em que o fenômeno ocorreu foi explicitado na categoria “Compreendendo o Cuidado Domiciliar no sistema de saúde”. O modelo teórico construído permitiu visualizar que ao existir uma carga horária específica para o ensino do CD ampliam-se os conhecimentos dos acadêmicos nessa área. Assim, este estudo possibilita um direcionamento às Instituições de Ensino Superior que pretendem inserir o CD em seus currículos ao compartilhar a vivência em CD na graduação em Enfermagem da UFPR e demonstrar suas potencialidades e fragilidades, entretanto, devem ser consideradas as limitações existentes na vivência citada e a realidade de cada instituição, com o intuito de aperfeiçoar novas iniciativas, o que demonstra a necessidade de constantes pesquisas na área.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleA vivência em cuidado domiciliar na graduação em enfermagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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