Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Villalba, Terumi Koto Bonnet, 1949- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Melissa Andres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/25633 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25633 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Terumi Koto Bonnet Villalba | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 20/12/2010 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos linguísticos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A proposta de nossa pesquisa é observar as práticas de leitura de literatura em língua espanhola de um grupo de acadêmicos de um curso de Letras de uma Universidade pública. A escolha de um grupo de acadêmicos de uma licenciatura se deu pelo fato de que estes estão se formando para serem professores e nossa hipótese é que a formação do professor tem papel fundamental na sua prática de ensino, de maneira que objetivamos observar estes acadêmicos no que diz respeito às suas práticas de leitura e às suas concepções de leitura e de ensino. Considerar o acadêmico em sua formação é observar sua transformação e ter uma perspectiva e possibilidade de projeção para o futuro, pois se a leitura do professor é pré- requisito da leitura do aluno (BORDINI; AGUIAR, 1993), o acadêmico que se formar como leitor terá maiores possibilidades de ser também um formador de leitores. Para nortear nossas observações nos respaldamos nas mais variadas áreas que abrangem os estudos sobre leitura, entre eles autores literários e da área da educação, estudiosos de teoria literária, com especial enfoque na linguística aplicada. Privilegiamos o caráter interativo da leitura, em sua abrangência social e espaço-temporal. Os resultados nos mostraram a diversidade possível de leitores e leituras, assim como a multiplicidade de atitudes e crenças praticáveis e as mais diversas combinações das mesmas. Pudemos observar como os alunos se vêem como leitores e como futuros professores e como projetam a sua futura prática pedag gica, o que nos permitiu também traçar novas estratégias de trabalho e observar com outros olhos nossa própria prática pedagógica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of our research is to observe the practices of reading literature in Spanish by a group of academics of a public university. The choice of a group of academics is due to the fact that they will be teachers and our hypothesis is that teacher education plays a fundamental role in their teaching practice. So we aim to observe these students in respect to their reading practices and their conceptions of reading and teaching. Considering the students in their training is to watch their tra sformation so that a new view of their future as teachers is possible, because a teacher who reads is a prerequisite for guiding a reader (BORDINI, AGUIAR, 1993). The scholar who graduates as reader is more likely to be also a good trainer of readers. To guide our observations this study was supported in various areas including studies on reading, literary authors and the area of education, theories of literature, with special focus on applied linguistics. We focused the interactive nature of reading and its social and spatial implications. The results show the diverse range of readers and readings, as well as the multiplicity of attitudes and beliefs and their various combinations. We have observed how students see themselves as readers and as teachers and how they design their future teaching practice, which allowed us to draw new strategies to work with, and observe our own teaching practice. | - |
Formato: dc.format | 114f. : grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Leitura - Lingua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | O leitor de literatura em língua estrangeira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: