Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scatolin, Fábio Dória, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira Júnior, Alcides Mário Amaral de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25622 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25622 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho visa analisar as estratégias de desenvolvimento econômico de longo prazo, observando as experiências do Brasil e da China. O mundo era diferente três décadas atras. A economia do Brasil era maior do que a da China. Os anos de 1980 marcaram uma trajetória diferente entre estes dois países. A China cresceu nas últimas três décadas a taxas médias de 8% enquanto o Brasil ficou com uma média de 3% no mesmo período. O objetivo do presente trabalho é analisar quais os motivos desta diferença de estratégias que adotaram o Brasil e a China neste período. Os anos 1980 marcam a mudança de estratégia de desenvolvimento econômico do Brasil e da China. Em 1978 a China implantou uma série de reformas que permitiram a mudança de uma estratégia de desenvolvimento socialista para uma estratégia de industrialização via exportações de manufaturados. O Brasil, que passava por um processo de industrialização via substituição de importações nas décadas anteriores, inicia uma trajetória de esenvolvimento mais liberal após a estabilização de 1994, penalizando o crescimento da indústria no longo prazo. O Brasil claramente foi influenciado pelas políticas conhecidas como políticas do “Consenso de Washington” propostos pelo Banco Mundial e o FMI no inicio dos anos 1990. As dez políticas foram ampliadas nos anos seguintes para reduzir a vulnerabilidade externa e incorporar políticas de combate a miséria. A China não adotou as dez políticas iniciais propostas pelo “Consenso de Washington” e retardou políticas como a privatização das empresas públicas que tem grande importância no projeto nacional. O modelo de estratégia da China foi denominado como “Consenso de Pequim” em oposição ao conjunto de medidas denominado “Consenso de Washington”. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Título: dc.title | Estratégias de desenvolvimento do Brasil e da China | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: