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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Carlini, Alvaro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Alan Rafael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:31:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:31:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25600 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25600 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação realiza estudo sobre a Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê – SCABI (1944-1976), e seu trabalho na fundação da Orquestra Sinfônica da SCABI (OSS), conjunto orquestral atuante na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, entre os anos de 1946-1950. A SCABI, entidade civil, foi fundada em 1944 por grupo de intelectuais, dentreos quais se destacaram os paranaenses Raul Gomes (1889-1975) e Erasmo Pilotto (1910-1992), e o carioca Fernando Corrêa de Azevedo (1913-1975). A entidade fundou a primeira orquestra sinfônica erudita de Curitiba, que ficou conhecida como Orquestra Sinfônica da SCABI, difundindo música sinfônica de caráter erudito durante a segunda metade da década de 1940. As iniciativas da SCABI ligadas à educação artística e à formação de platéia em música erudita, deram continuidade e ampliaram as possibilidades do panorama musical existente em Curitiba, iniciado nas primeiras décadas do século XX, por meio das atividades desenvolvidas por Leo Kessler (1882- 1924) e a formação de musicistas no Conservatório de Música do Paraná (1916), do mesmo modo por meio da difusão musical realizada por Romualdo Suriani (1880-1943) e a Banda da Força Militar do Estado (1912), posteriormente com a Sociedade Sinfônica de Curitiba (1930). O período de atividades artísticas da SCABI e sua orquestra sinfônica, está inserido em um contexto de valorização da identidade regional do Paraná, o Paranismo, comandado pelas camadas intelectuais e culturais locais, responsáveis pela criação de diversas entidades e espaços culturais, visando ao desenvolvimento das práticas artísticas na sociedade curitibana. A abordagem metodológica da dissertação foi realizada mediante análise de caráter descritivo exploratório de documentos oficiais da SCABI, tais como programas de concerto, relatórios administrativos e artigos da hemeroteca. Estes integram o acervo da entidade reunidos no Centro de Documentação e Pesquisa da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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