Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Aguinaldo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civil | - |
Autor(es): dc.creator | Strapasson, Danilo Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:15:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:15:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/25578 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/25578 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho oferece uma série de soluções de flexibilidade com o objetivo de auxiliar profissionais e departamentos técnicos envolvidos na concepção e execução de edificações de ensino superior. A pesquisa focaliza os nos princípios de independência e upgradability na fase de planejamento dos projetos das edificações, sendo que a escolha destes princípios é justificada pela possibilidade de proporcionar flexibilidade a fim de obter facilidade de adaptações nos sistemas de vedação e prediais (elétricos, rede/comunicação) dos ambientes de edificações de ensino. O método de pesquisa adotado para sta pesquisa foi o estudo de caso, sendo o mesmo dividido em três etapas. A primeira etapa, preparatória à realização do estudo de caso, envolveu a revisão de soluções projetuais para flexibilidade constantes na literatura. Na segunda etapa, também preparatória ao estudo de caso, realizou-se uma “Mini-Survey” com pesquisas de soluções tecnológicas para obtenção de instalações flexíveis. A terceira etapa tratou do estudo de caso propriamente dita, o qual foi realizado por meio de observações e registros realizados em uma sala de aula da Universidade Federal do Paraná. Como resultados foram apresentados critérios de escolha de soluções flexíveis que podem ser aplicadas aos projetos de salas de aula de edificações de ensino superior. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edificações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos - Avaliação | - |
Título: dc.title | Flexibilidade em projetos de edificações de ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: